Fundo Social inaugura central 24h para orientação e apoio a mutirões

 

Desde a terça-feira, 24, moradores de Tatuí contam com um contato de utilidade pública a mais. Na data, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) apresentou o 99783-7192 como o número para se contatar a central de atendimentos do projeto “Abrace Tatuí”, iniciativa promovida em parceria com a Prefeitura.

“A ideia do projeto é que cada um tem que enxergar a cidade como uma extensão de sua casa e, portanto, cuidar dela como se assim fosse. Tudo está muito difícil, mas, se cada um fizer a sua parte, mais depressa haverá melhora”, argumentou a coordenadora do Abrace Tatuí, Alessandra Vieira de Camargo Teles.

Responsável pelo conceito da ação, Alessandra também é conselheira do Fusstat. Na noite do dia 24, ela explicou a convidados (funcionários públicos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades civis) a proposta do trabalho que pretende estimular a cidadania e não tem data para terminar.

O Abrace Tatuí tem como princípio um “sistema colaborativo”. Por meio dele, pessoas de todas as idades podem contribuir com a conservação do município de forma espontânea, por meio de ações como limpeza de calçadas, ruas e praças.

“Temos uma central de apoio que vai dar as coordenadas para que as pessoas possam se organizar ou receber apoio para realizar as ações”, explicou Alessandra.

Conforme a coordenadora, as possibilidades de ajuda são muitas. Quem ligar na central, ou enviar mensagem (o telefone pode ser utilizado para textos pelo aplicativo WhatsApp), pode apenas pedir ajuda de um caminhão para a retirada de entulho, ou reforço para promover melhorias.

A central funciona 24 horas por dia. O telefone também pode ser utilizado para informar a participação. Alessandra acrescentou que os cidadãos têm a possibilidade de realizar ações que desejem (como limpeza de calçada, por exemplo) e registrá-las por conta própria.

“Quem só quiser limpar a frente da casa pode mostrar isso no Facebook. Basta postar uma foto de como estava e de como ficou, acompanhada de ‘hashtag’”, apontou.

Para serem contabilizados pela equipe do Fundo Social, os registros precisam ter a menção #abracetatui ou #euabraceitatui. Variações também são aceitas, desde que acompanhadas do nome do projeto seguido do símbolo #.

As publicações em redes sociais são parte das atividades de engajamento do Fusstat. No dia 24, o órgão promoveu a entrega das primeiras homenagens a colaboradores.

Receberam certificados: Paulo Rogério de Sena, Soraya Aparecida Manna Foltran dos Santos, os grupos de escoteiro Goyotin e de jovens Jeans e equipe da Sociedade Beneficente Promocional Força para Viver.

Novos títulos serão entregues no decorrer do ano. A coordenadora informou que as homenagens “apenas começaram”, assim como o projeto. “Estamos abraçando Tatuí neste momento em função da necessidade que a cidade tem de limpeza, da conscientização, mas podemos continuar abraçando-a em muitas outras áreas”, disse.

Para a presidente do Fusstat, embora lançado nesta semana, o projeto teve início nos primeiros dias de janeiro. Sônia Maria Ribeiro da Silva destacou que o objetivo é, basicamente, “mudar a cara da cidade”, mas estimulando a cidadania.

“As pessoas precisam acreditar que podem fazer algo por Tatuí. Sabemos que a situação do município está difícil, mas, se cada um levar sua participação, nós poderemos melhorar não só a cidade, mas o país e o mundo”, acrescentou.

Juntamente com a limpeza, o Fundo Social quer estimular a conservação dos espaços públicos. Sônia explicou que a entidade pretende capacitar alunos da rede municipal, por meio de orientações, de forma a incentivá-los a preservar praças, ruas, calçadas e, até mesmo, os vários espaços das escolas.

“Não adianta só limpar, temos que ensinar a preservar. É este ato de cidadania que queremos resgatar na nossa população, tanto que o Fundo Social dará o exemplo”, disse a presidente da entidade.

Segundo ela, voluntárias e professoras dos centros de capacitação deverão convidar a população do entorno para promover ações de limpeza, revitalização e conservação.

“Pretendo fazer isso o mais breve possível. Vamos chamar a nossa equipe, explicar para todos e para a população que queremos a cidade linda”, frisou.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo classificou o “Abrace Tatuí” como uma “via de mão dupla”. De acordo com ela, além de resgatar o espírito de civismo, o projeto auxilia a Prefeitura porque a desonera de ações que, no momento, está impossibilitada de realizar.

“Neste exato momento, Tatuí necessita, realmente, da mão amiga da população. É a hora de ajudar”, declarou.

Maria José mencionou que o Executivo tem enfrentado adversidades no início de gestão. Ela citou, como exemplos, as condições de conservação das ruas do município, com muitos buracos, e de mato alto nas calçadas e praças.

“É a ação das pessoas que vai resolver as questões. Quando cada um cuida da sua rua, do seu quarteirão, está contribuindo para uma cidade melhor”, disse a prefeita.

O Executivo contribui com o projeto cedendo equipamentos e mão de obra. Maria José informou que a Prefeitura pode oferecer de caminhões a equipamentos e funcionários para as ações de limpeza e conservação pública.

“As pessoas ligam na central e nós vamos dar apoio necessário, mas o maior objetivo é resgatar a cidadania, o prazer de trabalhar pela cidade”, concluiu.

A prefeita compôs mesa de autoridades ao lado da presidente do Fusstat, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e do vereador Luiz Donizetti Vaz Júnior, representando a Câmara.

Em discurso, Vaz Júnior citou trecho bíblico e afirmou que Maria José tem a missão de reconstruir a cidade. Também disse que o governo dela “será abençoado”.

O evento de lançamento do projeto aconteceu no Auditório Municipal “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”. Ele contou, ainda, com presenças de vereadores, secretários e funcionários municipais e membros de clubes de serviços.