Representantes ‘oficiais’ da cidade no atletismo conquistam 68 pódios

 

As equipes Pé Vermeio e Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí) conquistaram 68 medalhas de ouro, prata e bronze em competições de atletismo olímpico e paralímpico no ano passado. Ambos os grupos recebem apoio da Prefeitura e são liderados pelo técnico Eronides dos Santos.

Conforme balanço divulgado pelo profissional, foram 24 títulos de campeão entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado, nas duas modalidades. Só a equipe Pé Vermeio teve 19 títulos e recebeu 17 troféus e duas medalhas de ouro em 2016. A Apodet teve, no mesmo período, cinco medalhas de ouro.

Ambas as equipes disputam o atletismo de rua, provas cujos percursos são mais longos e exigem mais resistência dos competidores. As equipes tatuianas têm em suas formações atletas com idades entre 16 e 65 anos.

A Pé Vermeio foi vice-campeã em 19 ocasiões e recebeu troféus em 16 delas. As mesmas quantidades foram contabilizadas para as medalhas de bronze, que são entregues aos atletas que terminaram as corridas na terceira posição.

Em cinco corridas, a equipe olímpica local teve representantes na quarta colocação e em três atletas tatuianos figuraram no quinto lugar da classificação geral. No total, os atletas da Pé Vermeio estiveram 65 vezes entre os cinco primeiros colocados nas competições disputadas em 2016.

A Apodet recebeu, no ano passado, duas medalhas de prata e quatro de bronze. Somados os primeiros, segundos e terceiros lugares do ano, a equipe que disputa a modalidade paralímpica do atletismo esteve no pódio em 11 ocasiões.

O rendimento dos atletas tatuianos caiu, se comparado com os números de 2015. Naquele ano, foram 101 medalhas de ouro, prata e bronze na modalidade olímpica e 19 pódios na paralímpica.

A Prefeitura é a principal patrocinadora do atletismo olímpico e paralímpico tatuiano. O Executivo oferece transporte aos competidores para diferentes cidades onde as corridas são realidades. O transporte é o maior custo enfrentado pelos atletas das duas equipes locais, segundo o treinador.