‘Subestação’ de energia vai ser modernizada até final do ano





A concessionária Elektro entregará, até o final deste ano, a modernização de cinco subestações de energias. Uma delas está instalada na cidade (Tatuí-2).

As unidades contarão com a aplicação de “alta tecnologia” na instalação de novos equipamentos e sistemas de automação, que permitem a operação à distância.

O investimento, que ultrapassa os R$ 6 milhões, refletirá em benefícios para mais de 71 mil clientes, conforme a concessionária. Além de Tatuí, serão beneficiados usuários das subestações de Mirandópolis, Pereira Barreto, Cabreúva e Tambaú.

Segundo a empresa, a mudança reduz a probabilidade de falta de energia e o tempo de restabelecimento do fornecimento em casos de interrupções acidentais.

Isso porque “as novas funcionalidades trazem maior confiabilidade ao sistema e permite direcionamento de ações em tempo real para correção de eventuais falhas na subestação”.

“Na Elektro, priorizamos um alto patamar de investimento focado em melhorar o fornecimento de energia para milhares de famílias”, declarou Jader Carneiro, gerente de subestações e linhas de transmissão.

A digitalização dos equipamentos conta com o conceito de “rede inteligente”, que, na prática, representa a operação remota dos sistemas.

Do centro de operação da distribuição, em Campinas, é possível realizar manobras e recompor a rede de distribuição de energia elétrica em um “curtíssimo espaço de tempo”.