Maria José tomará posse na manhã do dia 1º em solenidade na Câmara

 

A prefeita eleita Maria José Vieira de Camargo tomará posse no próximo domingo, 1º de janeiro. A solenidade será na Câmara Municipal, com início previsto para as 10h, quando os novos vereadores também serão empossados e haverá eleição para a composição da mesa diretora.

Depois do evento, Maria José deverá receber, de um dos representantes do atual prefeito, José Manoel Correa Coelho, Manu, as chaves dos principais prédios do município.

A transmissão e a assinatura do livro de posse acontecem no paço municipal, no edifício “Professora Carolina Ribeiro”, à avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Mangueiras), 140. Às 19h, ainda no dia 1º, a prefeita participará de missa de posse, na Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição (Matriz).

No dia seguinte, segunda-feira, 2, Maria José participará do primeiro compromisso como prefeita. Ela realizará a reinauguração do “Monumento da Bíblia”, na Praça da Matriz, a partir das 11h. A iniciativa partiu de comerciantes do espaço, que providenciaram o conserto da construção.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeita eleita, empresários do entorno da Praça da Matriz se juntaram para fazer a reposição do mármore da escultura, que quebrou após a tentativa de corte de uma árvore. Um dos galhos cedeu no dia 11 de janeiro, danificando o Monumento da Bíblia.

“A restauração deverá indicar o início de um novo paisagismo para a Praça da Matriz, que vai ganhar uma ‘faxina’”, antecipou a equipe da prefeita eleita.

Conforme a assessoria, a ideia de Maria José é começar pela Praça da Matriz a “limpeza da cidade”. Assumido em campanha eleitoral, o compromisso é citado como “a primeira grande ação do governo” da empresária.

A solenidade de reinauguração deverá reunir populares, vereadores, comerciantes, cristãos e lideranças do Conpas (Conselho de Pastores Evangélicos) de Tatuí.

No dia 21 deste mês, no escritório político do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) local, a prefeita eleita se reuniu com os pastores do conselho. O encontro teve presença do reverendo João Leonel, da Igreja Presbiteriana de Tatuí. Na ocasião, Maria José falou sobre a reforma do monumento.

 

História

Localizado estrategicamente em um dos quadriláteros da Praça da Matriz, o Monumento da Bíblia foi inaugurado no dia 17 de novembro de 1968, tendo sido construído pela Prefeitura.

Ele é fruto de projeto de lei do então vereador Claro Bueno de Camargo, de origem Presbiteriana, aprovado pelos edis que compunham a quinta legislatura (1964-1969).

Entre eles: Acácio Pinto da Silveira, Aido Luiz Lourenço, Aniz Boneder, Cícero Serrão, Elias Salum, Frank Marques, José Tomás Borges, João Baptista Lisboa, Miguel Iazetti e Olívio Junqueira, além do proponente.

A inauguração aconteceu na tarde de um domingo, reunindo lideranças de várias denominações religiosas. O local onde está instalado foi, no passado, um ponto de pregação do Evangelho dos membros da Igreja Presbiteriana.

Já a Praça da Matriz foi fundada no dia 9 de junho de 1907, na gestão do então prefeito Cândido José de Oliveira.

Na gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, ela passou por reforma, que “manteve todos os seus símbolos originais, culturais e históricos”, como o próprio monumento católico.

Na reforma, surgiu o “bulevar”. A reinauguração da Praça da Matriz aconteceu em dezembro de 2011. Foram investidos R$ 790 mil na reforma, provenientes de convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo.

XX