‘Reforma’ prevê três novas secretarias

 

O projeto de reforma administrativa anunciado pela equipe da prefeita eleita Maria José Vieira de Camargo (PSDB) prevê a ampliação das secretarias municipais. As pastas passarão de oito para 11. A proposta foi divulgada pela assessoria de imprensa da empresária na manhã de quinta-feira, 15.

A proposta inclui a extinção de uma secretaria (Administração), a fusão de outra (Esporte vai se juntar à Cultura) e o desmembrando de uma terceira e uma quarta (Governo será separado de Segurança Pública e Fazenda e Planejamento serão separados). As demais terão as estruturas atuais mantidas.

Em nota, a prefeita eleita revelou os nomes dos titulares das pastas. O primeiro escalão participou de encontro com Maria José na segunda-feira, 12. A reunião aconteceu no escritório político do PSDB, com duração de quase três horas.

Na ocasião, Maria José e o vice-prefeito eleito Luiz Paulo Ribeiro da Silva definiram as primeiras ações de governo a serem realizadas em curto prazo, estimado em 30 dias. Também iniciaram planejamento para os primeiros cem dias de governo.

A Saúde e a manutenção da cidade foram definidas como prioridades. Em nota, Maria José declarou estar preocupada com “o atendimento deficitário ao público com relação a exames e também a falta de remédios, além dos buracos, reconstrução de pontes e o lixo, que se espalha em vários pontos do município”.

A prefeita eleita também apresentou, aos futuros secretários, o projeto de lei da reforma administrativa. Ela informou que pretende trabalhar com 11 secretarias a partir de janeiro. O projeto será enviado para análise da Câmara no segundo dia do ano, durante o período do recesso Legislativo.

Para a prefeita eleita, a criação de novas secretarias municipais e a readequação de outras “vai organizar melhor e dinamizar o serviço público”. Por meio da assessoria, ela avaliou que “a atual gestão é a prova de que, com oito secretarias, nessa estrutura presente, praticamente nada deu certo”.

Maria José reforçou discurso de campanha de que “dará prioridade à transparência”. A prefeita eleita quer uma reformulação do “Portal de Transparência”. O sistema deverá divulgar, em tempo real, boletins diários de caixa e salários de todo o funcionalismo, inclusive, os comissionados.

Para os trabalhos, ela será assessorada pelos secretários: Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo); Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos); Walter dos Santos Júnior (Finanças e Fazenda); Juliana Rossetto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública); e Jerônimo Dias Simão (Saúde).

Também assumirão como secretários: Marisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaira (Educação); Marco Luís Rezende (Obras e Infraestrutura); Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente); José Alexandre Garcia Andreucci (Segurança Pública e Mobilidade Urbana); Gétero Augusto de Campos (Trabalho e Desenvolvimento Social ); e Cassiano Sinisgalli (Cultura Esporte, Turismo, Lazer e Juventude).

Foram definidos, também, outros nomes da administração direta. A presidente do Fundo Social de Solidariedade será a professora Sônia Maria Ribeiro da Silva; a presidente da Fundação Educacional “Manoel Guedes”, a atual vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira. Outros nomes da administração direta e de diretorias não foram definidos até o início desta semana.


SECRETARIADO 2017/2020

SECRETARIA DE GOVERNOLuiz Gonzaga Vieira de Camargo. Empresário, advogado e contabilista. Deputado estadual (1998/2004) e prefeito de Tatuí (2005/2012). É o atual presidente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Membro do Conselho de Administração da Cesp (2015/2016). É o atual 1º suplente do PSDB para deputado estadual.

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOSRenato Pereira de Camargo. Advogado e pós-graduando em direito municipal pela EPD (Escola Paulista de Direito). Presidente do PV (Partido Verde). Trabalhou como assessor de gabinete e assessor técnico legislativo na Câmara Municipal de Tatuí (2007/2008) e diretor jurídico das câmaras de Tatuí (2011/2012) e Quadra (2009/2010).

SECRETARIA DA SAÚDEFernando Jerônimo Dias Simão. Enfermeiro. Coordenador geral do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional e coordenador do serviço de urgência e emergência da Prefeitura de Itapetininga (2014/2016). Trabalhou como assessor de atenção básica da saúde, da Prefeitura de Boituva (2013), e coordenador geral de urgência e emergência, da Prefeitura de Tatuí (2005/2012).

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICAJuliana Rossetto Leomil Mantovani. Advogada, com mestrado na FGV (Fundação Getúlio Vargas) em gestão e políticas públicas. Foi secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (2012) e secretária da Fazenda e Finanças (2012) da Prefeitura de Tatuí. Atuou, ainda, como secretária de Planejamento da Prefeitura de Itapetininga (2013-2015).

SECRETARIA DE FAZENDA E FINANÇASWalter dos Santos Júnior. Advogado. Foi diretor da Câmara Municipal de Itapetininga (1981/2004). Foi secretário municipal de Administração e Finanças da Prefeitura de Itapetininga (2013/2014). Prestou assessorias para as prefeituras de Guareí e Sarapuí e, para as câmaras de Angatuba, Campina do Monte Alegre, Paranapanema e Guareí.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃOMarisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaira. Professora, com habilitação em gestão escolar e supervisão escolar. Exerceu os cargos de diretora de escola, delegada de ensino, dirigente regional de ensino, supervisora de ensino. Trabalhou na Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação. Foi secretária da Educação da Prefeitura de Tatuí (2005/2012).

SECRETARIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURAMarco Luís Rezende. Produtor rural e mecânico. Trabalhou no Campo de Provas da Ford, no setor de protótipo. Trabalhou com avicultura, citricultura e lavouras. Na Prefeitura de Tatuí, na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo ajudou a implantar a Patrulha Agrícola e foi diretor técnico das estradas rurais.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E MOBILIDADE URBANA José Alexandre Garcia Andreucci. Advogado e delegado de polícia aposentado. Trabalhou no Departamento Jurídico do Cepam “Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal”. Durante 27 anos atuou como delegado de polícia nas cidades de São Paulo, Fernandópolis, Pereiras e Tatuí.

SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE, LAZER E JUVENTUDECassiano Sinisgalli. Produtor de eventos e bacharel em turismo. Há 20 anos atua no mercado de produção de eventos artísticos e culturais em Tatuí e região. Atuando na iniciativa privada, já produziu eventos para Kaiser, Ellenco, Central de Rádio, Guardian e CCR SPVias entre outros.

SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIALGétero Augusto de Campos. Pastor da Igreja O Brasil para Cristo e diretor administrativo da Associação Beneficente Promocional Força para Viver (1997/2016). Realizou cursos com temas sobre dependência química e combate ao uso de drogas, inclusive, na Universidade Federal de Santa Catarina.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTECélio José Valdrighi. Engenheiro agrônomo, com experiência no setor privado (Dupont do Brasil, Indústrias Monsanto, Terra Técnica Planejamentos) e produtor rural. No setor público já ocupou o cargo de diretor de Departamento da Agricultura de Quadra e foi secretário da Agricultura de Tatuí (2011/2012).

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADESônia Maria Ribeiro da Silva. Professora, tendo exercido por 25 anos a profissão nas escolas do município. Foi coordenadora de moral e cívica da Delegacia Regional de Ensino. Foi conselheira e voluntária do Fundo Social de Solidariedade na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (2005/2012).

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MANOEL GUEDESRosana Nochele Pontes Pereira. Comerciante. Presidente do PP (Partido Progressista). Vereadora no exercício 2013/2016, sendo presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Promoção Social e Trabalho (2015/2016) e 1ª suplente no exercício 2017/2020 pela coligação PTB/PP/PTN.