Conservatório recebe nesta quinta a soprano Ana Laura para recital

 

A quinta-feira, 15, marca evento especial para a soprano Ana Laura Theotonio de Almeida. Aluna do Conservatório de Tatuí, ela apresenta-se em recital de canto lírico a partir das 18h.

O evento tem entrada franca e acontece no auditório da Unidade II, à rua São Bento, 808, no centro. O recital tem orientação de Marilane Bousquet e coordenação de Cristine Bello Guse, com acompanhamento da pianista Dayane Rodrigues.

No repertório, constam obras de Claude Debussy, Camille Saint-Saëns, G. F. Handel, Johannes Brahms, Robert Schumann, Frank Henry Loesser, Luciano Gallet, Heitor Villa-Lobos, W. A. Mozart, Vincenzo Bellini e Giacomo Puccini. Participa do evento, como convidado especial, o barítono Felippe Almeida de Souza.

Ana Laura iniciou estudos de música em 2002, aos 8 anos de idade, no Conservatório de Tatuí. Participou de corais com a regência do maestro Cadmo Fausto até 2007.

Em 2010, retomou os estudos de música na classe de canto lírico da professora Damares Matheus, participando de diversos recitais de alunos, junto com a prática de canto coral e testes para pequenas montagens de óperas.

Dois anos depois, integrou o 2o elenco da ópera “Orfeu e Euridice”, de Gluck, quando passou a ter aulas com a professora e pianista Marilane Bousquet.

Também em 2012, ingressou como bolsista performance no Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí. Com o grupo, participou de montagens das óperas “Orfeu e Euridice” e “L’elisir d’amore”, de G. Donizetti, além de concertos no teatro “Procópio Ferreira” e em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Encenou obras de renomados compositores do repertório erudito, como a “9a Sinfonia”, de Beethoven, “Carmina Burana”, de Carl Orff, “The Messiah de Handel”, “Magnificat”, de Bach (como solista), “Requiem”, de Mozart, “Gloria”, de Vivaldi, entre outras.

No Conservatório de Tatuí teve ainda as seguintes participações: 6o Prêmio Incentivo à Música de Câmara, 2014, como integrante dos grupos: “Terzetto Amadeus” (5a colocação na categoria nível intermediário); “Il Primo Trio” (3o lugar na categoria nível básico) e em 2015 com o “Trio Terzine” (4o lugar na categoria nível intermediário).

Também teve presença junto a pianistas correpetidores e alunos, recitais de canto lírico, matinês e galas líricas; em encontros de canto lírico e de corais, masterclasses, oficinas e palestras.

As duas últimas atividades foram realizadas com os músicos e professores: Oscar Escalada, Naomi Munakata, Sergio Wernec, Lidia Shaffer, Ronaldo Silva, Samuel Kerr, Martha Herr, Walter W. A. Chamun, Laura de Souza, Inacio de Nono, Achille Picchi, entre outros.

Ana Laura também foi solista convidada pela Camerata de Violões, apresentou a ária da Bachiana Brasileira no 5, de Heitor Villa-Lobos, em 23 de novembro de 2016 no “Procópio Ferreira”.

Participou do 14o Festival de Música de Ourinhos em 2014, tendo aulas com Adélia Issa, uma das mais importantes cantoras brasileiras. Em 2015, foi bolsista do 2o Festival Coral de Campos do Jordão, quando trabalhou com o maestro espanhol Carlos Aransay, entre outros professores como Marcos Tadeu, e Paulo Szot.