
A missa no 2 em sol maior, do compositor austríaco Franz Schubert, integra o programa a ser apresentado no próximo concerto do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí. Sob regência de Robson Gonçalves, a apresentação será realizada neste domingo, 23, a partir das 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).
O concerto será marcado pela execução da obra de Schubert, em seis movimentos, com solos de Esli Torres (soprano), Antonio Pazianotto Junior (tenor) e Felippe Almeida de Souza (barítono), com Elidamaris Cortez ao piano.
A missa foi composta em 1815, quando Schubert tinha 18 anos de idade. Dois anos antes, o jovem mestre teria de afastar-se definitivamente da Capela da Corte, o Colégio Imperial e Real de Viena, cedendo à necessidade de prover o sustento próprio da família.
Tornou-se professor primário em Liechtenthal. Foi na igreja da paróquia local que se realizou a estreia da obra.
Franz Peter Schubert tinha estilo marcante, inovador e poético. Escreveu cerca de 600 canções, bem como óperas, sinfonias, entre outros trabalhos. Viveu apenas 31 anos e para além de um círculo restrito de conhecedores, não teve reconhecimento público.
O interesse pela música dele aumentou significativamente nas décadas que se seguiram à sua morte, conforme informou a assessoria de comunicação do Conservatório. O estilo dele é considerado por muitos como “imaginativo, lírico e melódico”, colocando-o como um dos maiores compositores do século 19.