Maioria diz não concordar com mudanças nas aposentadorias





O governo federal estuda apresentar proposta de mudanças nas aposentadorias para dar “sustentabilidade” à Previdência Social. A medida foi defendida pelo senador José Aníbal (PSDB) durante visita a Tatuí. A imposição de idade mínima de aposentadoria não foi “bem vista” pelos participantes de enquete realizada pelo jornal O Progresso.

De acordo com a pesquisa, 75% dos leitores afirmam não concordar com o aumento da idade mínima de 65 anos para a aposentadoria. A enquete ficou disponível para votação entre os dias 10 e 16.

A minoria dos participantes da enquete, 25%, dizem concordar com a medida, estudada pelo governo federal, de elevar a idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres.

Atualmente, não há idade mínima. Para receber o benefício integral, o homem precisa ter contribuído com a Previdência por 35 anos ou ter a soma da idade mais o tempo de contribuição superior a 95 anos. No caso das mulheres, a regra é de 30 anos de contribuição ou 85 anos na soma da idade e contribuição.

Nesta edição, o jornal propõe nova discussão, desta vez sobre a confiabilidade da carne vendida nos estabelecimentos da cidade. Nesta semana, policiais militares e agentes da Vigilância Sanitária apreenderam 478 quilos de carne bovina imprópria para o consumo, que seriam distribuídos de forma clandestina. Quatro pessoas foram presas (reportagem nesta edição).

De acordo com a Polícia Civil, a origem da carne é incerta, entretanto, pode ter vindo de abatedouros clandestinos, ou até mesmo de carga roubada. Diante do caso, o jornal propõe a pergunta: “Você costuma checar a procedência da carne que compra?”.

As respostas são: “sim, compro carne apenas nos locais onde confio” e “não, compro onde o preço está mais baixo” e podem ser escolhidas por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

A votação está disponível a partir deste sábado, 17, e segue até sexta-feira, 23. O resultado da enquete será publicado na edição de domingo, 25.