Assinantes do jornal O Progresso têm um material de leitura a mais neste fim de semana. A edição deste domingo, 14, agrega a primeira edição do guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”.
A publicação, inédita no município, teve lançamento na noite de segunda-feira, 8, no Centro Cultural Municipal, com a participação de patrocinadores, integrantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico.
O guia contém informações divididas em categorias. Nele, são listados os pontos turísticos locais: bares, cafés e restaurantes; hospedagens; festas e eventos; além de doces caseiros. A última seção da publicação conta com uma listagem de empresas e profissionais liberais em formato de classificados.
A distribuição aos assinantes é feita na semana de comemoração dos 190 anos de Tatuí. O próprio lançamento do material integrou a celebração da 76ª Semana Paulo Setúbal.
Criado com a chancela do Comtur, o guia contempla diferentes objetivos. Para os leitores, representa mais um presente entregue pelo jornal no ano em que completou 94 anos; do ponto de vista de vista turístico, um incentivo e uma referência de visitação; e, do prisma dos negócios, mais uma ferramenta de divulgação das empresas e serviços particularmente da área de gastronomia.
Apresentado em formato de gibi, o guia turístico e gastronômico possui 48 páginas em sua primeira edição. Em breve, ganhará versão digital.
Iniciada em abril deste ano, a confecção do guia envolveu pesquisa e linguagem diferenciada. Os textos do material são mais curtos e ajustados ao formato. A inspiração veio de publicações semelhantes, feitas, por exemplo, pela “Folha de S. Paulo” e “O Estado de São Paulo”.
Os dois diários publicam, às sextas-feiras, um guia com a programação de final de semana na capital paulista. Os materiais são tidos como referência no segmento.
Em Tatuí, o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem a proposta de tornar-se anual, prestar informações e ajudar na divulgação turística da cidade.
A versão on-line deve servir a quem pretende visitar a cidade. O acesso será liberado também a partir deste final de semana, em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). Para o próximo ano, o material virá com atualizações.
Rizek observou que o projeto obteve aprovação da maioria das pessoas e, em especial, do mercado publicitário. Já Camargo enfatizou que a publicação surge na contramão do mercado – que sofre retração – ao ser apresentado como uma nova iniciativa.
O mesmo pensa o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano. Ele comentou que o projeto consolidado nesta semana serve de incentivo.
Graziano recebeu os primeiros exemplares da publicação na semana passada. Os guias deverão ser entregues a empresas do setor de turismo e gastronomia. A intenção é que os materiais sirvam de referência para os visitantes.