Convenção realizada pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e mais dez partidos, na manhã de sábado, 23, oficializou o nome do tucano Luiz Gonzaga Vieira de Camargo para a corrida à Prefeitura. Junto a ele, como candidato a vice, disputará Luiz Paulo Ribeiro.
A confirmação aconteceu em evento suprapartidário na Câmara Municipal. O encontro contou com pronunciamento de representantes de todos os partidos que integram a coligação, depoimentos gravados por deputados federais e estaduais e manifestação do prefeito Ramiro de Campos, de Cesário Lange.
Gonzaga chegou à Casa de Leis acompanhado por familiares e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Estado, deputado federal Samuel Moreira. O ex-prefeito recebeu abraços e mensagens de boas-vindas dos correligionários. Também posou para fotos e conversou com os convidados.
Em entrevista, ele disse ter ficado feliz com a recepção. “O carinho do povo tem sido maravilhoso. Eu, nessa altura da minha vida (Gonzaga tem 69 anos), jamais esperava ser tão bem recebido como estou sendo agora. É um reconhecimento que a população está tendo com o meu trabalho, mas é uma batalha que vale a pena”, citou.
A disputa à Prefeitura marca um novo momento na vida pessoal e política do ex-prefeito. Acostumado aos palanques, ele disse que a campanha deste ano será diferente das demais. “Não existem campanhas iguais. Já participei de tantas que nem me lembro de quantas foram. Mas, estou muito feliz”, declarou.
O político afirmou estar preparado para a “luta nas urnas e fora delas”. Também disse que respeitará todos os adversários durante o embate, mas avisou, em discurso, que responderá à altura quando “tiver a honra questionada”.
“Infelizmente, na política, aqueles que não têm o que dizer tentam diminuir o concorrente. Quero respeitar todos os meus adversários. Espero que todos tragam mensagens e propostas como eu farei”, declarou.
O ex-prefeito anunciou que tem como meta de trabalho “priorizar a transparência de modo a atender ao anseio da população”. No entendimento dele, “o povo está cansado de mentiras, corrupção e de críticas”. “Acho que, se nós fizermos uma campanha limpa, propositiva, quem ganha de verdade é Tatuí”, acrescentou.
De modo a atender a esse anseio, o ex-prefeito imagina, para o município, um “portal da transparência eficiente”. Conforme o político, a população faz questão de saber o que está acontecendo e de que forma o dinheiro que o município arrecada está sendo gasto. A ideia seria criar um “mecanismo de fácil compreensão, potencializado pelas redes sociais para ampliar a divulgação”.
“As pessoas estão tão críticas. Se o político não contar para elas o que está fazendo, fica liquidado no primeiro ano de mandato. Então, é uma questão até de sobrevivência e uma obrigação da administração”, considerou.
No evento, Gonzaga recebeu apoio de políticos locais. Entre eles, a vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira, do PP (Partido Progressista).
A legenda faz composição com o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PV (Partido Verde), PSL (Partido Social Liberal), PSDC (Partido Social Democrata Cristão), PRP (Partido Republicano Progressista), PTN (Partido Trabalhista Nacional) e PMN (Partido da Mobilização Nacional), PR (Partido da República) e PEN (Partido Ecológico Nacional).
Este último enviou mensagem de apoio por meio do deputado estadual Ricardo Madalena. O político gravou depoimento em vídeo, exibido em telões.
Renato Pereira de Camargo, do PV, também reforçou suporte ao ex-prefeito. O advogado e presidente do partido disse que a convenção é o segundo dia mais importante do processo eleitoral. O primeiro, segundo ele, é o dia das eleições. “Tatuí tem jeito”, disse, mencionando o lema de campanha.
Representando o diretório do PSDB, Ademir Cleto falou sobre a trajetória de vida de Gonzaga. Ele mencionou a experiência do político como prefeito por dois mandatos e citou que Gonzaga terá desafio de “reconstruir a cidade”.
Welerson Antonio Teixeira de Camargo, do PEN, e o vereador Wladmir Faustino Saporito, do PSDB, também falaram sobre possíveis dificuldades a serem enfrentadas pelos candidatos.
“Tatuí vive um período de não crescimento. Essa cidade é a melhor do interior. Se não fosse, eu não teria me mudado para cá e permanecido há 16 anos”, disse Saporito.
Em pronunciamento, a presidente do PSL, Rita Corradi de Azevedo, mencionou Gonzaga e Luiz Paulo como “solução para Tatuí”. Os candidatos também foram citados pelo prefeito de Cesário Lange. Campos declarou que a cidade “já vivia um clima diferente por ter os dois como concorrentes”.
Gonzaga é padrinho político do prefeito vizinho, tendo recebido apoio público, também, de Leandro de Camargo Barros (Magrão), presidente do PSDC. Este último disse ter criado um vínculo de obrigação com o ex-prefeito para que, juntos, eles possam “reconstruir Tatuí e buscar um novo diálogo”.
Na convenção, também declararam apoio aos candidatos do PSDB a presidente do PR, Amanda Simões de Abreu; o presidente do PMN, Marcelo Revoredo; o presidente do PRB, Rafael Nunes; o presidente do PTB, Leandro Luiz Silveira; e a deputada federal pelo PTN Renata Abreu.
Esta última agradeceu os quase 500 votos recebidos em Tatuí nas eleições de 2014. Também falou de parceria estabelecida com o vereador Valdeci Antonio de Proença.
Samuel Moreira, por sua vez, disse ter uma visão muito simples do processo eleitoral. Para o secretário, trata-se de um “momento de reflexão e de comparação”.
“Quem mora na cidade deve considerar vários fatores e fazer comparações para escolher corretamente os candidatos com experiência, competência e valores”, disse.
O político afirmou que “Gonzaga e Luiz Paulo são os melhores candidatos que a cidade poderia ter”. Além de citar o histórico político do ex-prefeito, disse que Gonzaga trouxe uma “série de evoluções” para os cidadãos enquanto governou.
Penúltimo a falar, o candidato a vice-prefeito disse que o partido projeta mudanças para o município. “Vamos voltar a fazer com que a cidade tenha ternura e não mais amargura”, iniciou. “Nós não fazemos promessas, cumprimos. O Gonzaga forma compromissos e resolve os problemas”, emendou.
Ex-secretário municipal da Fazenda e Finanças e concorrente ao cargo de prefeito em 2012, Luiz Paulo antecipou uma de suas bandeiras: disse que pretende “lutar por mais emprego e para a vinda de novos investimentos ao município”.
Ficha limpa
Em discurso, o ex-prefeito, que responde a ações civis públicas movidas pela Prefeitura na Justiça, frisou que é “ficha limpa”. Gonzaga afirmou que “os processos foram forjados na mentira” e que recebeu “atestado de boa conduta”.
“Quem me deu esse atestado foram os atuais dirigentes da cidade. Ninguém conseguiu comprovar que o Gonzaga desviou um único centavo dos cofres públicos”, disse.
Também destacou que não irá retirar nenhum benefício conquistado pelo funcionalismo público. O ex-prefeito referiu-se, principalmente, aos turnos de seis horas concedidos para os funcionários da área da Saúde.
A coligação que apoia o ex-prefeito lançará 136 candidatos a vereador. Os indicados passaram por uma “peneira”, em razão do número limitado por partido.
Em 2012, a composição do PSDB conseguiu eleger 12 representantes. “Na eleição passada, fizemos 12, mas não tínhamos uma lista tão boa como esta. Em 2012, foi difícil arrumar candidato, talvez, porque a situação estava melhor. Mas, agora, infelizmente, tivemos que cortar por causa do limite”, apontou.
A indicação dos concorrentes ficou a cargo dos presidentes de partidos. Segundo o ex-prefeito, o processo de seleção deixou diversos candidatos de fora da corrida.
“Vi o quanto eles (os presidentes de legendas) sofreram para conseguir deixar o mínimo de sequelas possível, mas as vagas são limitadas”, concluiu.
A chapa majoritária é denominada “Tatuí tem Jeito” e formada por 11 partidos. As das coligações proporcionais reúnem o PSDB e PR; PTB, PP ePTN; PV e PMN; e PSDC, PSL, PRP e PEN, cada uma com 34 candidatos.