Considerada uma dos mais importantes da modalidade, a Copa Band de Futebol de Base teve entre suas equipes de destaque um representante de Tatuí. O Bom de Bola conquistou o vice-campeonato da competição no dia 26 de junho.
A equipe faturou o título enfrentando nada mais, nada menos que a Ponte Preta. Com tradição no esporte, a equipe da “macaca” fez jogo duro, levando o troféu de campeã ao vencer os jogadores de Tatuí no Estádio Municipal de Vinhedo. O jogo decisivo teve início às 10h e transmissão por rede de televisão.
O Bom de Bola chegou à final da categoria sub-15 de maneira invicta. A equipe que concorreu a título inédito é uma das que integram o projeto Bom de Bola, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A ação é idealizada pelo ex-jogador Diego Barros.
A equipe tatuiana garantiu vaga à final da competição ao vencer o Guarani, de Campinas, no dia 18 de junho. O jogo terminou em 1 a 0 para os representantes do município. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a vitória representou a primeira de uma equipe tatuiana sobre um time profissional em partida oficial. O gol foi do atacante Roger Barros, então artilheiro.
O time tatuiano tornou-se destaque, colecionando vitórias e goleadas. Depois de vencer o Desportivo Campinas por 6 a 0, o grupo mostrou entrosamento e maturidade para chegar à semifinal, marcando 7 a 0 contra o Irapuã. Destaques para o atacante Roger Barros que marcou cinco gols na partida. O meio campo Dentinho e o atacante Ronald completaram o placar.
Para a final, a expectativa era de obtenção de – pelo menos – uma medalha de prata. O técnico da equipe, Diego Barros, citou por meio da Prefeitura que o jogo seria muito especial.
“Pela primeira vez, em uma competição oficial, nossa cidade enfrentou e venceu uma equipe tradicional do futebol brasileiro. Nossos meninos são dedicados e fizeram uma grande campanha até aqui. Com todo respeito à tradição da Guarani, um grande clube brasileiro revelador de grandes talentos, nos permitimos sonhar com a final da Copa Band”, declarou por meio de nota.
“Agora é hora de sonhar e trabalhar muito para a conquista deste título”, adicionou.
Também em material enviado à imprensa, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Douglas Dalmati afirmou que o resultado (da vitória que deu vaga à finalíssima) é fruto de todos os investimentos realizados ao longo dos últimos três anos no setor.
“Reestruturamos as categorias de base, criamos novas competições como a Copa Craques do Futuro e promovemos a realização de torneios aqui na cidade, como a Copa São Paulo de Futebol Junior e o Campeonato Paulista sub20”, citou.
De acordo com o secretário, os eventos “permitiram a integração e o intercâmbio de atletas”. “Tatuí possibilita condições favoráveis para formação de atletas e de grandes equipes. Esse resultado é a prova incontestável de que o trabalho vem rendendo bons frutos”, concluiu, via assessoria.
Sub-13
Na categoria sub-13, o Bom de Bola também conseguiu ir longe na competição. A equipe superou a fase de grupos, mas caiu no primeiro jogo eliminatório contra o também consagrado União São João de Araras. Esta última, revelou vários craques para o futebol brasileiro. Entre eles: o lateral esquerdo Roberto Carlos, que já jogou pelo Palmeiras, Corinthians, Real Madri e pela seleção brasileira.
O jogo foi disputadíssimo. No tempo normal, houve empate por 0 a 0, com boas chances para o time de Tatuí. Nos pênaltis, veio a desclassificação, por 4 a 3.