‘Estratégia da Saúde’ estima atendimento a mais 9.000 na cidade





Mais 9.000 pessoas que residem na região do Rosa Garcia receberão atendimento específico a partir de segunda-feira, 27. Os números compõem a estimativa divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, a pedido da reportagem de O Progresso, com relação à implantação do PSF (Programa Saúde da Família).

Para simbolizar a nova fase, a Prefeitura realizou evento de início do programa na tarde de sexta-feira, 24. O lançamento aconteceu às 16h30, na UBS (unidade básica de saúde) “Dr. Medardo Costa Neves”, do Jardim Rosa Garcia 2. O posto fica na rua Teófilo Andrade Gama, 1.850, e abrigará a décima equipe do chamado “ESF” (Estratégia Saúde da Família), prevista no programa.

Para implantá-lo na unidade, o Executivo vai investir R$ 30 mil por mês, sendo R$ 15 mil por equipe (a unidade contará com duas). Segundo a secretaria, com a parametrização da equipe e implantação do ESF, o município precisa contribuir com “um incentivo adicional”. O montante é de recursos próprios.

A transição do modelo tradicional – que é individualizado – para a “Estratégia” teve início com o direcionamento dos agentes comunitários de saúde para a unidade. Nesta segunda, o novo modelo de atendimento passa a vigorar.

De acordo com a secretaria, aproximadamente 9.000 pes-soas devem ser beneficiadas. Os números levam em consideração residentes nos bairros Rosa Garcia 1 e 2 e adjacências. Eles serão atendidos por agentes comunitários.

Em princípio, os profissionais farão o cadastramento das famílias. Por meio de visitas domiciliares frequentes, eles também atuarão na determinação de prioridades.

O programa conta com médico generalista. Esse profissional será vinculado a todos os membros da família. O objetivo é garantir mais qualidade no atendimento. Para isso, todos os membros das duas equipes que atuarão na unidade realizarão visitas domiciliares conforme a necessidade dos pacientes.

Além dos médicos, cada equipe é composta por enfermeira, auxiliar ou técnico em enfermagem, atendente e agentes comunitários. Eles atenderão das 7h às 17h.

Para a secretaria, a principal vantagem da Estratégia de Saúde da Família é o aumento do vínculo entre os profissionais e a população. Em Tatuí, ao todo, oito equipes atuam.

Elas estão distribuídas em quatro postos de saúde, situados no Jardim Santa Rita de Cássia, vila Angélica, Jardim Gonzaga e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa”.

Com a transição da UBS do Rosa Garcia para ESF, o município somará dez equipes. Outras duas estão previstas para começar a funcionar no próximo dia 1o. Elas atenderão no Jardim Tóquio, ultrapassando cobertura de 45 mil pessoas.

X