Tem início nesta segunda-feira, 20, o VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí. O evento é coordenado por Míriam Braga e consiste numa disputa interna que visa a premiar os melhores grupos de câmara da instituição. A programação termina no próximo domingo, dia 26.
Neste ano, o evento terá dezenas de apresentações gratuitas. Também são anunciadas pela escola de música, artes cênicas e luteria participações especiais de grupos de câmara formados por profissionais da instituição e de São Paulo.
O Prêmio Incentivo à Música de Câmara é uma iniciativa da professora e pianista Míriam Braga. Ele tem por objetivo estimular as apresentações públicas dos grupos formados dentro da área.
A música de câmara é uma disciplina obrigatória a todos os alunos da área de música clássica da instituição. Atualmente, 160 grupos participam de apresentações na soma de todos os bimestres, como forma de avaliação pública.
As etapas eliminatórias começam nesta segunda e acontecem às 9h, 11h, 14h e 16h, até o dia 24, sexta-feira, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415. Já no sábado, 25, no teatro “Procópio Ferreira”, no mesmo endereço, ocorrem as semifinais do concurso, também a partir das 9h. As finais serão no domingo, 26, a partir das 9h, sendo que os vencedores serão anunciados às 18h da mesma data.
Além das apresentações dos grupos concorrentes, o VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara contará com participações especiais. Nesta segunda, às 19h, no salão Villa-Lobos, acontece apresentação do Musicum Trio, formado por Jefferson Peres (violoncelo), Thais Valim (piano) e Abner Antunes (violino).
Na terça-feira, 21, às 19h, o evento recebe o Grupo de Música de Câmara da Escola Municipal de Música de São Paulo. Ele é formado por Cesar Bonfim e Allan Olimpio Dantas (violino), Rodrigo Nunes Mendes (viola), Leonardo Salles (violoncelo), Laiana de Oliveira (mezzo-soprano) e Hermes Daniel Jacchieri (piano).
Na quinta, 23, às 19h, também no Villa-Lobos, acontece recital do duo formado por Bruno Camargo (sax) e Milena Lopes (piano). Na sexta-feira, 24, às 19h, é a vez do Quinteto Goitacá, formado por Gerson Brandino e Leandro Cestari Gouveia (trompete), Jackson Lúcio (trompa), Juliano Gomes (trombone) e Ricardo Souza (tuba).
No sábado, 25, às 18h no teatro do Conservatório, a atração especial será o recital “Liederabend”, apresentado pela mezzosoprano Cristine Bello Guse, pela soprano Marilane Bousquet, tenor Marcos Nascimento, e pelo barítono Sandro Bodilon, tendo Míriam Braga, Cristiane Bloes e Igor Baggio ao piano.