Parceria entre Casa de Mães e Cultura resulta em exibição





Dirigido por Estela Renner, o filme “O Começo da Vida” tem exibição em Tatuí. A sessão de apresentação do documentário será às 15h deste sábado, 4, no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). A atividade é fruto de parceria entre a “Casa das Mães” e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Interessados podem reservar vaga por telefone. O número para contato é o 3251-6586. Quem preferir deve enviar e-mail para mhpstatui@gmail.com, com solicitação.

“O Começo da Vida” é descrito como “um filme que percorre os quatro cantos do mundo”. Ele é resultado de entrevistas produzidas com diferentes pessoas (homens e mulheres) nas quais elas contam a experiência. O vídeo mostra a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa.

Ele retrata famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconômicas. Por meio de depoimentos, busca revelar o que torna as pessoas diferentes e o que é essencial para todos.

O trabalho envolveu visitas feitas pela diretora a vários países. Estela tentou entender e mostrar a distância entre o que a ciência tem falado sobre o desenvolvimento das crianças e os contextos e situações vividos pelas famílias. Ela buscou respostas para a pergunta sobre proximidade de teoria e prática.

A iniciativa resultou em documentário que repercutiu em várias ações, sendo a primeira delas, o vídeo em si. A seguinte, consistiu no “movimento global”, presente na divulgação. A estratégia dos idealizadores combinou distribuição tradicional (com campanhas de ação social para mobilização) e entrega de mensagem feita por meio da internet, onde é possível assistir o trabalho.

O documentário é uma das muitas produções de Estela Renner. A cineasta, diretora e roteirista, dirigiu, produziu e roteirizou filmes e vídeos impactantes.

São eles: “Criança, A Alma do Negócio”, que questiona os efeitos da publicidade dirigida às crianças; “Muito Além do Peso”, é um trabalho que aborda a epidemia de obesidade infantil no Brasil e no mundo; e “Tarja Branca”. Este último, fala sobre a importância do espírito lúdico na vida das pessoas.

A exibição em Tatuí será acompanhada de roda de debate realizada com a terapeuta ocupacional Ana Paula de Camargo Orsi e a psicóloga Laís Campos. A atividade também acontece no museu, à praça Manoel Guedes, 98, no centro.