O oboísta Alexandre Ficarelli ministra masterclass e apresenta-se em recital no Conservatório de Tatuí nestes dias 3 e 4, sexta-feira e sábado, respectivamente. Ambas as atividades são gratuitas.
O masterclass será realizado neste dia 3, a partir das 14h, no Salão Villa-Lobos, sob coordenação de Otávio Blóes. O espaço fica à rua São Bento, 415, no centro. No teatro “Procópio Ferreira”, no mesmo endereço, no sábado, 4, às 11h, o oboísta apresenta-se em recital acompanhado pela pianista Cristiane Bloes.
O repertório será formado por obras de compositores brasileiros do século 20. No programa, constam obras de Carl Philipp Emanuel Bach (“Sonata em Ré Maior para Oboé e Piano Wq. 131”, em três movimentos) e Wolfgang Amadeus Mozart (“Sonata em Fá Maior para Oboé e Piano KV 376”, em três movimentos).
Também há composições de Clara Schumann (“Três romances para Oboé e Piano op.22”, em três movimentos); Breno Blauth (Sonata para Oboé e Piano T.14, em três movimentos); Claudio Santoro (“Sonatina para Oboé e Piano 1943”, em dois movimentos) e de Mario Ficarelli (“Sonata para Oboé e Piano 1985”, em dois movimentos).
Nascido em São Paulo, Alexandre Ficarelli foi agraciado com o Prêmio Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em 1986 e 1988. Estudou na Alemanha, na Escola Superior de Música de Stuttgart na classe do professor Ingo Goritzki, de 1989 a 1996, período onde obteve uma bolsa de estudos da Fundação Vitae.
Durante a estada europeia, participou de diversas formações instrumentais. Entre elas: Deutsche Kammerakademie Neuss (gravando dez CDs e realizando turnês pela Alemanha, Áustria, Austrália e Brasil).
Também integrou a Stuttgarter Kammerorchester (turnê pela Espanha); a Bachakademie e Bach Collegium Stuttgart (Alemanha); a Orquestra Sinfônica do Festival de Schleswig-Holstein (com gravações para a televisão alemã ZDF e turnê pela Suiça e Alemanha); e a Orquestra Filarmônica de Ulm, na temporada 1995/96.
Foi membro do grupo instrumental de música contemporânea Camerata Aberta, da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) “Tom Jobim”. Lá, atuou até 2014, participando em concertos no Brasil e no exterior.
Tem atuado como camerista e solista com grande repercussão no cenário musical brasileiro. Ocupa o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo desde setembro de 1996. É docente da USP (Universidade de São Paulo), onde leciona oboé no Departamento de Música da ECA (Escola de Comunicações e Artes).
A pianista Cristiane Bloes foi premiada em diversos concursos como solista e camerista com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música”, no qual obteve premiação com o “Duo Sonâncias” (piano e percussão) e o 1o lugar na 1a Edição do Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi (Tatuí-1994).
É mestre em música e bacharel em piano pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), de São Paulo. Também tem formação em piano erudito e popular pelo Conservatório de Tatuí.
Cristiane é discípula de Catarina Domenici, Beatriz Balzi, Homero Magalhães, André Rangel, Peter Dausberg (música de câmara). Ela atuou como pianista convidada em diversos eventos internacionais destacando-se todas as edições do Encontro Internacional de Flautistas e Percussionistas do Conservatório de Tatuí.
É coordenadora e professora da área de piano do Conservatório de Tatuí. Desde 2009, coordena o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí e Concurso Nacional de Música Brasileira “Maestro Spartaco Rossi”. É pianista titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.