Mais
    Início Cultura Conservatório reúne ‘melhores’ em apresentação de música de Câmara

    Conservatório reúne ‘melhores’ em apresentação de música de Câmara





    Quatro grupos formados por alunos do Conservatório de Tatuí fazem neste sábado, 7, recital especial de música de câmara. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415, no centro.

    Os grupos são vencedores do Prêmio Incentivo de Música de Câmara, realizado no último ano. São duos, quartetos e um quinteto que se destacaram entre os mais de 200 grupos na disputa pelo prêmio. A idealização e coordenação são da professora Míriam Braga.

    No recital, apresentam-se o Duo Qualquer Nota, Quarteto Tromba-bones, Quinteto Junção Low e Duo Dias&Dias.

    O primeiro é formando por Wender Campi e Fernando Palloni. Surgiu no início do ano de 2014 e, desde então, busca levar ao público um repertório até então considerado negligenciado: os duos de trompetes.

    “Exploramos os diferentes desafios que esse tipo de composição proporciona, como a falta de harmonia e o contraponto simples. Além disso, buscamos levar toda a riqueza dessas obras de uma maneira inusitada, com performances cênicas bem humoradas, mas sempre tendo a música em primeiro plano”, afirmam os integrantes.

    Para a apresentação, o duo selecionou obra de F. Mendelssohn (“Canção de Outono”) e traz composições dos próprios integrantes. De Palloni será apresentada “Fantasia Cromática” e, de Campi, “Dueto no 2 para Flugelhorns – Valsinha”.

    Outro grupo a se apresentar é o Quarteto Tromba-bones, formado por Everton Souza, Fabricio Vieira, Luis Henrique Mattos e Isaque Proença. Nesta apresentação, Isaque será substituído pelo professor Marcelo de Jesus Silva (Bambam).

    O quarteto foi criado com intuito de proporcionar experiência aos integrantes em música erudita, música popular e com o principal objetivo de explorar as virtudes interpretativas e técnicas possibilitadas pelo instrumento trombone.

    “Faz parte do trabalho do grupo a preparação de cada integrante, o convívio e respeito para com as diferenças de cada personalidade, buscando fazer a melhor performance possível”, destacam os integrantes, em nota enviada à imprensa.

    Em seguida, apresenta-se o grupo Junção Low, formado por duas tubas (Daniel Satler e Marcel Montini) e dois eufônios (Andressa Luz e Lucas Belloni), com participação especial do percussionista Washington Oliveira. O recital terá obras de John Stevens (“Diversions”) e Peter Boris Koval (“No Balanço”).

    O Junção Low nasceu no ano de 2013 com a finalidade de explorar “as diversas cores que essa formação possibilita”. A cada semestre, tem como objetivo aprender as técnicas de conjunto e o entrosamento entre os músicos, “com a finalidade de vencer juntos as dificuldades individuais e levar música de qualidade para o público”.

    Ainda no recital, apresenta-se o Duo Dias&Dias, formado pelas primas Milene de Souza Dias e Francine Dias. No repertório, estão obras de Tchaikovsky (“Suíte Quebra Nozes/Trepak”), Brahms (“Dança Húngara no 5”), Ronaldo Miranda (“Frevo”) e Darius Milhaud (“Scaramouche/Brasileira”).

    Quando crianças, as primas já se interessavam pela música. Ao longo do tempo, começaram a fazer apresentações juntas e criaram uma identidade musical com o mesmo propósito.

    No ano de 2015, as duas foram premiadas com a 1a colocação do nível básico no VII Prêmio Incentivo à Música de Câmara e 1o lugar no Concurso Interno de Piano Homenagem a Villani-Cortês, categoria a quatro mãos.

    “O duo tem uma excelente comunicação e diversão no palco e nos ensaios”, afirmaram as pianistas. As musicistas, unidas pela música, procuram tocar “um repertório diversificado de maneira que impressione o público”.