No segundo final de semana da “Operação Saturação”, realizada na região central, a Guarda Civil Municipal apreendeu 19 bicicletas e deteve um homem suspeito de tráfico de entorpecentes.
A GCM fechou o cerco às bicicletas em cumprimento a uma lei municipal, de 1976, que proíbe o veículo no interior das praças da cidade.
Caso seja flagrado com bicicleta ou skate em local proibido, o condutor tem o bem apreendido, que é liberado após o pagamento de multa de R$ 70. A retirada deve ser feita no pátio da GCM.
O uso de bicicletas em praças e calçadas é proibido pelo Código de Postura e pelo Código de Trânsito Brasileiro. Segundo o comandante da GCM, sargento Doraci Dias de Miranda, mesmo que esteja parada e sem uso, a bicicleta pode ser levada pela GCM.
O comandante dispensou, por ora, a realização de uma campanha de orientação e conscientização voltada aos jovens que frequentam as praças.
“Demos várias orientações para que não ficassem com a bicicleta nas praças. Fizemos uma divulgação em dezembro, durante a Operação Papai Noel, que orientou os frequentadores”, afirmou.
Participaram da operação de sexta-feira, 8, e sábado, 9, 11 viaturas e 6 motocicletas da GCM. Conselheiros tutelares acompanharam os trabalhos em conjunto com a PM.
Na operação, viaturas ficaram estacionadas nas praças Martinho Guedes (“Santa”), Praça da Matriz e praça Cesário Mota (“Junqueira”). Outras viaturas e motos circularam pelas ruas de maior movimentação.
“A intenção é chegar na praça e fazer a abordagem. Quando tem pessoas em atitude suspeita, a gente verifica. A presença da PM e da Guarda inibe práticas de crimes.”
O comandante salientou que o trabalho da Guarda e da PM é preventivo. Os jovens maiores de 18 anos foram orientados a não oferecerem bebidas alcoólicas aos adolescentes e crianças.
“Não flagramos ninguém fazendo uso de drogas e nenhum adolescente ingerindo bebidas alcoólicas durante a nossa operação”, informou.
Os agentes de segurança realizaram abordagem, entretanto, em somente um caso foi encontrado entorpecente. A prisão ocorreu na praça Martinho Guedes (Santa).
Um jovem de 20 anos teria sido flagrado portando 21 pinos de substância “análoga” a cocaína e R$ 50. Os pinos somam o equivalente a 15,4 gramas da droga.
De acordo com a GCM, Edvaldo Almeida da Silva estaria guardando o entorpecente dentro de um maço de cigarros. A GCM realizou a prisão e encaminhou o suspeito ao plantão policial.
A Operação Saturação teve início no dia 8, sexta-feira. Os órgãos de segurança, com o apoio do Conselho Tutelar, começaram a fazer a fiscalização nas principais praças da região central.
Na semana passada, um adolescente de 15 anos foi flagrado com um frasco de lança-perfume. Guardas municipais encaminharam o garoto ao plantão policial.
A mobilização foi anunciada após um caso de espancamento que envolveu cerca de cem pessoas. A briga começou na Praça da Santa, passando pela Praça da Matriz e terminando na praça do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.