Domingo de derrota e de vitória. Este é o balanço das equipes tatuianas de basquete pela edição 2016 na estreia pelo “Campeonato Regional de Basquete”. Os quintetos das categorias sub-17 e livre enfrentaram os primeiros adversários no fim de semana passado. Jogaram em casa no período da manhã.
As partidas aconteceram no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto contra equipes de Sorocaba e de Campo Limpo Paulista, às 10h e 11h15, respectivamente. Pela sub-17, o combinado formado por atletas do XI de Agosto, AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e Prefeitura sofreu derrota.
Mesmo renovado, o quinteto não conseguiu superar os adversários sorocabanos em quadra. A equipe local perdeu por 61 pontos contra 48 do favorito. Apesar do resultado negativo, a AABT destacou que o combinado atuou de maneira “bastante aguerrida, combatendo os visitantes, o tempo todo”.
Para os próximos jogos, a expectativa da associação é de que a equipe se recupere. A disputa iniciada neste mês vai até novembro, o que deve permitir um “amadurecimento” do quinteto e o posterior desenvolvimento deles em quadra.
A AABT também está de olho numa das duas vagas para o Campeonato Interligas da FPB (Federação Paulista de Basquete). De acordo com a entidade, os classificados serão escolhidos com base em campanha durante a temporada.
A equipe sub-17 entrou em quadra com os jogadores Alisson, Guilherme, David, Emanuel, Joaquim, Rafael, Felipe, Erick, Luiz, Hifraim e Felipe Martins. Acompanharam a disputa o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, o presidente do XI de Agosto, José Roberto Bonini Jr., e o presidente e técnico da LSB, Rinaldo Rodrigues.
Os três assistiram, ainda, à vitória dos tatuianos sobre os campo-limpenses pela categoria livre. Segundo descreveu Hamilton Pereira no portal da AABT, os agostinos venceram “no sufoco e com direito a virada” por 70 pontos a 65.
A equipe tatuiana recebeu os visitantes em “casa nova” e com grande público. O ginásio que sediou as partidas ganhou reforma nos pisos e aros novos.
No primeiro período, Campo Limpo apresentou-se superior em quadra, vencendo os tatuianos por 41 a 27. O time visitante imprimiu um ritmo mais forte.
Apesar de sentir a pressão, a equipe local conseguiu reagir no segundo tempo, registrando 13 pontos contra 21. No terceiro tempo, os jogadores diminuíram a diferença do placar para oito pontos, marcando 20 pontos contra 14.
Com determinação, o quinteto local conseguiu reduzir ainda mais a diferença, no quarto período, e reverter o placar desfavorável. Nos minutos finais do jogo, o time se animou e venceu por placar significativo e decisivo: 23 a 14.
A equipe que disputou a categoria livre esteve formada pelos atletas: Francis, João, Ricardo, Miller, Lipe, Adrian, Emerson, Caio, Vitor Josué, Caike e Henrique.
Os dois times que treinam no XI de Agosto receberam instruções de Luis Eduardo (Delois) e Filipe Ariel (Crânio). Além de Tatuí e Campo Limpo Paulista, a categoria livre é disputada por outras nove equipes: Avaré, Arujá, Itaberá, Itapetininga, Mairinque, Pró-Esporte, São Roque e Tietê. Na sub-17, competem: Piedade, Salto, Avaré, Itaberá, Itapetininga, Arujá, Tatuí e LSB.