Atividades diversificadas marcaram as celebrações, em Tatuí, do Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira, 8. A programação teve início às 9h e incluiu agenda composta por práticas de exercícios físicos, cuidados com a saúde da mulher e apresentações musicais.
O evento é resultado de parceria de três órgãos municipais. As atividades estiveram a cargo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade.
Pela manhã, a organização convidou o público feminino que passava pela Praça da Matriz a participar de atividades físicas. Os exercícios ficaram a cargo das professoras do projeto “Melhor Idade”, Rosa Maria de Souza e Ana Carolina Gagliardo Comeli. Elas comandaram aulas de alongamento e zumba.
A Praça da Matriz também abrigou a “tenda da saúde”. Nela, mulheres tiveram acesso gratuito a testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite. Elas também puderam fazer aferição de pressão arterial, diabetes e glicemia.
No espaço, a Secretaria de Saúde promoveu orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e planejamento familiar.
Já a equipe de combate à dengue promoveu capacitação visando à prevenção do Aedes aegypti, que transmite também o zika vírus e a febre chikungunya.
A atração musical ficou por conta do grupo Seresteiros com Ternura. Os músicos se apresentaram às 11h, com “repertório especial em homenagem às mulheres”.
Em nota, a presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, afirmou que o objetivo do evento foi proporcionar às mulheres tatuianas “um momento especial, de lazer, diversão e reconhecimento, em meio ao corre-corre da cidade”.
“Toda ano, fazemos questão de entregar essas flores, para que as mulheres nunca se esqueçam do quanto são amadas e importantes”, declarou. Ana Paula afirmou, ainda, que as atividades focaram no cuidado com a saúde das mulheres.