Exposição com obras poéticas tem visitas até este domingo





Termina neste domingo, 6, o período de exposições em Tatuí de obras de artistas plásticos brasileiros e poetas latino-americanos e japoneses. Os trabalhos em exibição no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) abrangem aquarelas, gravuras, pinturas, fotografias, instalações e vídeos com técnicas mistas.

Denominada de “Imagem & Haicai”, a exposição que mistura poéticas e novas tendências teve abertura no dia 13 de fevereiro. O evento contou com apresentação do trio Choro Enturmado e presença de artistas participantes da coletânea, da equipe educativa do museu e da organizadora da mostra, Altina Felicio.

Em Tatuí, ela divide a curadoria com a coordenadora do museu, Raquel Fayad, e de Carlos Alberto Bueno e Marília Franco. As obras que compõem o trabalho são de artistas que aceitaram proposta de criar obras a partir de “sentimentos” provocados por haicais (poemas curtos e de origem japonesa).

Ao todo, o projeto conta com trabalhos de 60 artistas. Eles desenvolveram obras a partir de haicais selecionados de 51 poetas. A partir deles, criaram “uma nova poética”, como foi chamada a junção da imagem com o haicai. O projeto já esteve em exibição no MAM (Memorial da América Latina), em São Paulo.

Originado a partir do tanka, um tipo de poema curto, o haicai significa “instante ou expressão poética”. A composição dele é de três linhas, somando 17 sílabas, caracterizando-se pela brevidade, concisão e pela síntese.

O resultado pode ser visto neste sábado e domingo, no horário de abertura do museu, com entrada gratuita. A “Casa de Paulo Setúbal” funciona das 9h às 17h nos fins de semana e feriados. Durante a semana, a abertura é das 8h30 às 17h.