A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo promoveu, nos dias 3 e 4, uma capacitação para professores da educação infantil municipal. A qualificação contou com 105 profissionais da rede de ensino e foi realizada na creche “Chiquinha Rodrigues”, localizada na praça da Bandeira, 118, no centro.
A equipe de coordenação pedagógica organizou um circuito de oficinas tendo como tema central “O Acolhimento na Educação Infantil”.
O objetivo foi promover a “reflexão sobre a importância desse momento para as crianças e pais”. “Além disso, a Secretaria de Educação Cultura e Turismo visa elaborar propostas educativas que vão favorecer essa etapa tão importante para os alunos”, segundo informou.
A qualificação dos professores envolve, entre outras coisas, a promoção de alternativas que possibilitem melhores condições de atuação para os profissionais e demais servidores da escola.
“Então, é necessário respeitar as práticas pedagógicas e demais formas de atuação já desenvolvidas ao longo da experiência profissional de cada um dos envolvidos”, segue a secretaria.
Os professores aproveitam a oportunidade para a realização de intercâmbio de informações sobre as soluções encontradas para questões do cotidiano que envolvem alunos e familiares.
Para a criança, em diversos casos, é a primeira vez que terá contato com esse novo espaço, que é a escola. É o momento em que deixam de conviver somente com os familiares. Para as professoras, “acolher é parte essencial da adaptação, e vários aspectos precisam ser pensados para um bom acolhimento”.
“Ao acolher a criança, precisamos fazer com que se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros no ambiente escolar”, acrescenta a secretaria.
Por isso, a Secretaria de Educação divulgou que considera importante o serviço de acolhimento tanto para os alunos quanto para os pais. “O nome já diz, ser acolhido. Nós, profissionais da Educação, precisamos ter a sensibilidade e o bom senso de perceber que, para os pequenos, tudo é novo, e, geralmente, o novo assusta”, finaliza.
As aulas nas redes municipal e estadual de ensino começarão na segunda-feira, 15. A data foi fixada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo anunciou, na última semana de janeiro, que seguiria o calendário.
Em Tatuí, a data vale para os alunos dos Cepems (Centro de Educação Pré-Escolar Municipal) e das Emefs (escolas municipais de ensino fundamental). O calendário não vale para as creches, que têm funcionamento contínuo.
Segundo a secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, serão distribuídos mais de 15 mil kits de materiais aos alunos da rede municipal escolar, contendo lápis, borrachas, canetas e cadernos.
“Os pais poderão economizar com o material escolar. São itens de boa qualidade, e vamos atender a todos os alunos da rede municipal, desde as crianças até o segundo ciclo do ensino fundamental”, afirmou Ângela.
A entrega do material escolar está prevista para acontecer entre a primeira e a segunda semana de aula. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e a secretária da Educação devem percorrer algumas unidades para a realização das primeiras entregas.
Os materiais são diferentes em cada ciclo, pois as necessidades dos alunos são diferenciadas a cada fase, informou a secretária.
A rede municipal de ensino conta com 13.777 alunos, divididos entre 25 creches, 44 pré-escolas e 25 escolas de ensino fundamental, ciclo 1 e 2.