1ª Corrida Beneficente em favor da Apodet será promovida no dia 28





No dia 28 de fevereiro, um domingo, acontecerá a primeira “Corrida Beneficente”, em prol à Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí), com o apoio do Lions Clube, por meio da comissão de esporte, presidida por Altair Benedito Vieira. O evento conta, também, com apoio da Prefeitura, pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.

O objetivo, segundo o Lions, é promover a prática de atividades físicas e, ao mesmo tempo, realizar um evento beneficente para auxiliar a Apodet.

A prova de atletismo terá o percurso de cinco quilômetros em todas as seis categorias, com largada às 9h, em frente ao Lions, localizado na rua 7 de Setembro, 735. A corrida percorre a vila Dr. Laurindo e encerra-se novamente em frente ao clube.

As categorias são: masculino geral, feminino geral, moradores da cidade masculino, moradores da cidade feminino, PCD (pessoa com deficiência) masculino e feminino e cadeirante, também masculino e feminino.

Das 250 vagas, apenas cem continuam em aberto a interessados. Para a inscrição, os atletas devem solicitar ficha pelo e-mail (corridaapodet@gmail.com) e pagar taxa de R$ 20.

A expectativa, segundo o Lions é grande. “Corrida é um esporte que reúne muitas pessoas, e onde rever os amigos e fazer novas amizades é o mais interessante”, comentou Vieira.

Os cinco primeiros colocados nas categorias masculino geral, feminino geral, moradores masculino e moradores feminino ganharão troféu.

Já nas categorias PCD masculino e feminino e cadeirante masculino e feminino, o troféu é para os três primeiros colocados. Todos os atletas que completarem a prova receberão medalha de participação.

Informações na sede Apodet, localizada na rua Coronel Aureliano de Camargo, 705, no centro, ou pelo 3305-2461.

A Apodet é uma associação filantrópica que oferece, gratuitamente, cursos de braile, computação e mobilidade para cegos.

A associação atende cerca de 70 deficientes. Dessa quantidade, em média, 30 são cegos ou possuem baixa visão. Pessoas que possuem outras deficiências são recebidas por meio do projeto esportivo da Apodet.

A presidente da associação, Solange Salles Abude, informa que uma das ações é estimular a prática do esporte entre os deficientes físicos. A associação, desta maneira, utiliza o atletismo para promover a integração social.

Os deficientes podem optar pela participação nas modalidades como provas de velocidade, lançamento de dardo e arremesso de peso.

Para a presidente, “o jovem deficiente pode conquistar no esporte a oportunidade de construir uma vida e sente-se contente ao lembrar os bons resultados que atletas da entidade já obtiveram em campeonatos regionais e nacionais”.

Um dos atletas atendidos pela Apodet, Paulo Jorge Fernandes de Freitas, foi o segundo melhor no ranking brasileiro de arremesso de peso em 2013.

“Ele disputava o circuito Loteria Caixa, no qual são medidos os índices para participação nos campeonatos mais importantes do mundo”, lembrou Solange.

Segundo a presidente, o objetivo das ações é dar maior “liberdade para desenvolver a independência do deficiente”. “Temos casos que chegam aqui ainda com visão, mas eles sabem que, com o tempo, vão perdê-la. Então, eles são preparados para a situação do futuro”, pontuou.

Solange revelou que a Apodet vive apenas de doações, por isso é tão importante o voluntariado. As funções mais importantes, segundo a presidente, são da assistência social e da professora de mobilidade.

Atualmente, a Apodet conta com estrutura física que comporta uma sala de fisioterapia, um banheiro normal e outro adaptado para cadeirantes, uma sala de musculação, um refeitório e uma biblioteca com três computadores e uma máquina de escrever em braile. Todos os equipamentos de fisioterapia e musculação foram adquiridos por meio de doação.

Solange lamenta não ter possibilidade de atender mais deficientes. “Se pudesse, atenderíamos mais de 300, como o coração de mãe. Mas isso não é possível”.

Interessados em ajudar a associação podem enviar e-mail para apodet.apodetatui@gmail.com, ou comparecer na sede em horário comercial. Doações são realizadas pelo Banco do Brasil, agência 0511-8, conta 6.533-1.

O Lions Clube de Tatuí, além da Corrida Beneficente, apoia a terceira “Corrida Feminina”, que acontecerá no dia 13 de março.