Prefeitura inaugura ampliação de creche





A Prefeitura inaugurou, na tarde de quinta-feira, 4, as obras de ampliação da Creche Municipal “Professora Cacilda Rodrigues de Almeida Hoffmann”, no centro.

A unidade passa, com a ampliação, a atender também aos alunos da pré-escola, com idades de quatro e cinco anos. Desde a inauguração, em 2013, a creche recebia crianças com idades entre quatro meses e quatro anos.

A capacidade de atendimento, que era de 110 alunos, foi aumentada em 50 vagas, com as duas novas salas de aula, sala multiuso e de informática. Além disso, o espaço conta com parquinho de recreação ao ar livre, que vai beneficiar tanto a pré-escola quanto os alunos da creche.

De acordo com a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, o investimento foi de R$ 136.956,04, recurso provenientes do Orçamento da pasta. As obras começaram no final do ano passado e duraram cerca de três meses.

“A reforma foi feita com recursos próprios, sem convênios ou fundos. Uma empresa fez a obra, toda a adequação, e a parte externa, que envolvia a jardinagem, ficou sob responsabilidade do próprio pessoal da Secretaria da Educação”, afirmou.

A creche, a exemplo de outras unidades localizadas na região central de Tatuí, funciona das 7h às 19h, diferentemente das unidades dos bairros, que funcionam até às 17h. O horário estendido é para atender aos pais que trabalham no comércio, segundo a secretária.

“Os pais saem do trabalho entre as 18h e 18h30, e têm o tempo hábil para retirar as crianças da creche”, disse.

Com a expansão no atendimento, as crianças poderão entrar no quarto mês de nascido e ficarem na mesma unidade até completarem cinco anos. A diretora da unidade, Fernanda Bragueroli Cubas, afirma que o modelo traz ganhos no aprendizado do aluno.

“Os alunos têm um ganho, pois continuam estudando na mesma unidade e já reconhecem o ambiente, os professores e os amigos. Pedagogicamente falando, o professor fica mais motivado a desenvolver atividades com os alunos que conhece desde pequenininhos”, declarou.

Para a educadora, os pais ficam mais tranquilos “em saber que podem deixar o filho até o início do ensino fundamental e têm a segurança de que o filho entrará com quatro meses e sairá com cinco anos”.

A secretária da Educação concorda com a diretora da creche e afirma preferir que os alunos completem todo o ciclo infantil em uma mesma creche.

“Sempre prefiro que as unidades, sempre que há possibilidade, atendam as crianças da creche à pré-escola. Isso beneficia o vínculo das crianças com os profissionais, com as outras crianças e com o ambiente”, afirmou.

É a segunda creche que o município amplia neste ano. A primeira, localizada na avenida das Mangueiras, teve a capacidade aumentada de 80 para 130 alunos. O objetivo da reforma foi o mesmo: oferecer a pré-escola e aumentar a permanência do aluno na mesma creche.

Com as duas ampliações, a Secretaria da Educação aumentou cem vagas para a pré-escola na região central. Segundo a Prefeitura, a meta de ampliar vagas no centro foi cumprida.

Ângela afirmou que as ampliações são precedidas por estudos, para se saber as demandas que as diferentes regiões da cidade apresentam.

“Não adianta abrir uma escola, uma creche, uma pré-escola em uma área onde não há demanda. Sempre avaliamos os bairros onde tem demanda reprimida, e a gente amplia, constrói unidades para atender melhor todos os alunos”, declarou.

A secretária disse que o município está, gradativamente, reformando todas as escolas, creches e pré-escolas municipais. O processo de renovação, segundo Ângela, “caminha aos poucos, pois a Prefeitura não conseguiria reformar tudo ao mesmo tempo”.

“Não temos recursos financeiros, mão de obra para fazer as obras em todas as escolas ao mesmo tempo. Desde o início do mandato, estamos neste trabalho de revitalização. Sempre que conclui uma escola, a gente revitaliza outra, e assim damos continuidade ao trabalho”, explicou.

A titular da pasta de Educação disse que a renovação também passou pelo mobiliário das unidades, que foram trocados no início do mandato.

“Fiz questão de renovar, principalmente os colchonetes e lençóis, por uma questão de higiene. Onde uma criança dorme, precisa ter lençol, e cada criança tem que ter a sua toalha de banho”, declarou.

Ângela elencou as principais conquistas da Educação nos três anos da atual gestão. A secretária disse que a situação dos prédios de algumas unidades estava “péssima” e que “batalhou junto ao prefeito para conseguir recursos para a reforma dos prédios”.

Ângela lembrou que, a partir deste ano, os municípios são obrigados a atender à demanda da pré-escola. A universalização está prevista no (PNE) Plano Nacional de Educação, lançado pelo governo federal em 2014 e que estabeleceu diversas diretrizes e metas para a União, Estados e municípios até o ano de 2024.

“A partir de 2016, o município passa a ser obrigado a oferecer o atendimento às crianças da pré-escola, por lei federal. Conseguimos atender todas as crianças nessas faixas etárias”, declarou.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que o município irá inaugurar, nas próximas semanas, a nova creche no bairro Tanquinho. “Ainda neste mês de fevereiro, vamos entregar a creche do bairro Tanquinho, que sabemos da grande demanda daquela região”, disse.

Outra unidade a ser inaugurada é a escola no mesmo bairro, que ampliará o acesso das crianças ao ensino fundamental. Manu ainda lembrou que o material escolar será entregue logo no início das aulas.

“Nós entregamos no início do ano. O material dos nossos alunos já está pago e sendo entregue nas escolas. No começo das aulas, vamos entregar todo o material escolar. Todo o material distribuído é de primeira qualidade”, ressaltou.