O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) realizou na terça-feira, a primeira reunião anual. Dela, participaram representantes dos setores de meio ambiente, imprensa, educação e artes. Segundo o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, o grupo ainda não está completo.
O vice-presidente, César Augusto de Araújo, explicou a proposta do conselho referente à instituição do selo de qualidade turística para Tatuí.
Segundo ele, o conselho formalizou parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau e conseguiu, assim, autorização para utilizar a marca registrada da instituição, que é o “Bem Receber”.
“No ano passado, nós decidimos estabelecer o selo de qualidade turística para a cidade e, a partir disso, conseguimos a liberação para usar essa marca institucional”, contou.
Araújo afirmou que o Comtur de Tatuí é o primeiro conselho a solicitar parceria e autorização para uso da marca. “No início, o São Paulo Convention & Visitors Bureau não queria liberar a marca, mas, no final, fomos aprovados, e isso foi bem interessante”.
Mediante a autorização, o Comtur desenvolveu um modelo de selo que deverá ser lançado neste ano, acompanhado pelo regulamento. A própria instituição enviou a primeira arte e o conselho adequou-a em formato de selo.
O vice-presidente revelou que a intenção é criar placas de acrílico que os estabelecimentos colocariam em determinados locais, identificando que possuem o selo de qualidade turística e que estão dentro das normas e regulamentos.
A intenção é lançar o selo de qualidade turística na próxima reunião do conselho, dia 1º de março. Nessa data, o presidente executivo do Convention & Visitors Bureau deve vir à cidade para ministrar palestra sobre turismo, capacitação e benefícios da parceria com a entidade.
“Nós estamos nos movendo no sentido de a próxima reunião ser diferente. Ela vai ser um evento com convidados e autoridades”, comentou.
Para Araújo, o selo é uma “abertura de portas” para que a cidade ganhe pontos em relação à lei do uso dos municípios de interesse turístico. “Isso para nós será muito bom. Nós vamos ficar em evidência como centro de lançamento desse selo, usando essa marca”, explicou.
O selo de qualidade turística, edição 2016, é uma certificação totalmente gratuita e com o objetivo de incentivar a melhoria no atendimento, “como elemento de reconhecimento daqueles que investirem na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes e turistas”.
Agências de turismo, restaurantes, bares e similares, atrativos turísticos públicos, filantrópicos ou privados e demais serviços turísticos interessados podem solicitar a avaliação para aprovação do selo em seus estabelecimentos.
Para obter a qualificação, o estabelecimento deverá protocolar, junto ao Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, o requerimento de inscrição (fornecido pelo Comtur), além da cópia do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Será obrigatório, também, estar com todas as licenças de funcionamento vigentes.
A comissão de análise é soberana, não permitindo recurso, e será organizada pelo Comtur, com pessoas relacionadas ao segmento, vetando a participação de interessados em obter o selo de qualidade turístico ou parente de primeiro grau dos solicitantes.
O selo deverá ser solicitado até o dia 30 de junho de 2016, podendo ser prorrogado por mais 60 dias, em reunião deliberativa do Comtur.
A análise deverá ser realizada no prazo de até 60 dias, após a data do protocolo dos requerimentos, e entrará em vigor na data de homologação. A concessão do selo terá validade até o dia 31 de dezembro de 2016.
Cada empresa receberá apenas um selo e o estabelecimento que fizer o uso indevido da qualificação sofrerá penalidades, podendo ser proibida de participar das próximas edições.
Para o presidente do Comtur, o objetivo do selo de qualidade turística é, a cada ano, melhorar as características das empresas “Este ano nós temos algumas exigências mínimas; no próximo ano, veremos quais serão as regras. Assim, as empresas podem ir se adequando”, explicou.
A intenção, segundo Graziano, é melhorar o atendimento aos turistas na cidade. “Esse selo é uma motivação para os estabelecimentos interessados. Não é uma regra, é para quem quer. Eu penso que é um grande negócio”.
“É muito importante, também, porque fará com que o turista se sinta bem visitando a cidade, porque as empresas estão preparadas para recebê-lo”, argumentou.
O vice-presidente citou exemplos: “Digamos que eu queira ter o selo de qualidade turística. Então, preciso ter acesso acessibilidade e preciso fazer o mínimo possível para conseguir adquirir. Ou seja, a pessoa acaba melhorando para conquistar o selo, e, assim, nós podemos nortear as empresas para que elas melhorem”.
Outro assunto na reunião foi o projeto de turismo pedagógico educativo, com a comissão formada pelo secretário do conselho, Luis Antônio Galhego Fernandes, e pelos conselheiros César Augusto de Araújo e Rafael Coutinho, sendo o também conselheiro Francisco Antônio Luciano de Campos intermediador com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.
A proposta prevê a criação de cartilha sobre turismo e cidadania, aperfeiçoamento aos professores, “city tour” pedagógico e, ao final de cada ano, uma competição para revelar os conhecimentos adquiridos no projeto.
A ideia é que os alunos visitem diversos locais importantes de Tatuí para conhecerem a história e, após as visitas, “trabalhem” com redação, pintura e música, tendo como tema o universo que conheceram.
“Junto com a proposta, tem reportagens e casos de sucesso, artigos acadêmicos, todos mostrando a importância de um projeto no qual os próprios alunos aprendem sobre os pontos importantes da cidade, os fatos históricos, as ruas e as personalidades”, disse Fernandes.
Outro tema abordou o planejamento do festival “Sabores Gastronômicos de Tatuí”, para o qual os conselheiros montaram a comissão ao final da reunião.
Graziano também mencionou o envio de ofício ao representante da MDG Eventos, Marcelo Degor, parabenizando-o pela realização do Food Truck Festival, que movimentou o fluxo turístico da cidade e proporcionou entretenimento.
O Comtur é um órgão de planejamento participativo da gestão municipal, sendo constituído pelo poder público, setor privado e sociedade civil, como um fórum para o tema turismo.
O conselho foi criado pela lei municipal 3.208, de dezembro de 1999, e tem como objetivo executar a política municipal de turismo junto à Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, como órgão consultivo e de assessoramento.
As reuniões do conselho acontecem toda primeira terça-feira de cada mês, às 17h, na praça Martinho Guedes (da Santa), 12. Informações pelo 3259-4135, ou por e-mail (comturtatui@gmail.com).
O São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo, por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes.
O programa Bem Receber é uma iniciativa de abrangência nacional que visa aprimorar a qualidade dos pequenos negócios de turismo, responsáveis por 90% dos empreendimentos do setor, estimulando seu melhor desempenho nas áreas ambientais, econômicas, culturais e sociais, “contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e para a melhoria da imagem do destino Brasil no exterior”.