Samu registra 2.062 ocorrências no 3o quadrimestre do ano passado





Mais de dois mil ocorrências foram atendidas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no último quadrimestre de 2015. Os atendimentos – que passam por registro e acompanhamento do Ministério da Saúde, a cada quatro meses – atingiram um número de 2.082, no primeiro quadrimestre, e 2.106, no segundo. O último balanço foi realizado em dezembro, totalizando 2.062 atendimentos.

Destes, os atendimentos realizados pela USA (unidade de suporte avançado), com uso de ambulâncias que possuem recursos de UTI (unidade de tratamento intenso) – com um médico, um enfermeiro e um socorrista -, somam, entre os três quadrimestres, um total de 1.268 ocorrências.

Já os veículos que atendem às USBs (unidades de suporte básicas) – que dispõem de um socorrista e um técnico de enfermagem – registraram um total de 4.899.

Dos serviços prestados do transporte inter-hospitalar (deslocamento do paciente de um hospital para outro), que utiliza veículos da USA, somaram 83 ao todo.

Houve aumento gradativo em comparação aos dados de 2014, em Tatuí. No segundo quadrimestre, foram 1.162 atendimentos; já no terceiro quadrimestre, os dados apontam 1.998 serviços.

O Samu é um serviço de saúde do governo federal, que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. “Com a unidade móvel, o governo está reduzindo o número de óbitos, tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce”, conforme divulgado pelo programa.

O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica e saúde mental, entre outras.

O socorro é feito após a ligação para o número 192. Estas chamadas são atendidas por técnicos, em uma central, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico.

Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o serviço, orientando o paciente – ou a pessoa que faz a chamada – sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento o paciente deve tomar.

Se o caso não for grave, a pessoa deve procurar um posto de saúde. Ou, então, o médico designa uma ambulância de suporte básico, com auxiliar de enfermagem e socorrista, para o atendimento no local.

De acordo com a gravidade do caso, é solicitado o envio da UTI móvel, com médico e enfermeiro. Neste tipo de ocorrência, o médico regulador comunica a emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

De acordo com a coordenadora municipal de urgência e emergência, Roberta Lodi Molonha Machado, os procedimentos de atendimento devem ser protocolados junto ao Ministério da Saúde. Por isso, é necessário ligar, primeiramente, para o 192.

“Muitas pessoas ligam em nosso telefone fixo, mas elas precisam entender como funciona a nossa dinâmica de trabalho. Ao discar 192, haverá uma atendente da central de atendimento”, explica a responsável.

“No caso, como o município pertence à central de Itapetininga, as ligações e registros dessa ocorrência são protocolados lá. Na chamada, o atendente precisa anotar todos os dados completos, tais como: nome da paciente, quais sintomas, local e endereço exato, telefone de contato de quem está registrando a ocorrência, e, assim, direcionar a base do atendimento regional”, detalhou a coordenadora.

“Sabemos o quão complicado se torna informar um acidente, mas, para saber qual equipe deve ser enviada ao local, é necessário informar quais os sintomas. De repente, não é necessário um médico no local, pois o enfermeiro pode lidar com a situação”, destacou Roberta.

Os principais objetivos do serviço de atendimento móvel de urgência é equilibrar a distribuição da demanda de urgência e proporcionar “resposta adequada às necessidades do cidadão”, através de orientação ou envio de equipe.

Para o atendimento, os funcionários realizam treinamentos constantes. Atualmente, a unidade do Samu de Tatuí, que existe desde 3 de dezembro de 2010, possuí 48 funcionários, os quais foram capacitados recentemente pela American Heart Association.

A organização norte-americana, que não possui fins lucrativos, possibilita a capacitação de profissionais, que podem atender a casos cardíacos, no sentido de reduzir lesões e mortes causadas por doenças cardiovasculares e AVC (acidente vascular cerebral). Após o curso, os participantes receberam certificados, que validam o treinamento.

Os funcionários da base de Tatuí dispõem de três ambulâncias, totalmente equipadas com materiais de primeiros socorros e aparelhos que possibilitam o resgate das vítimas.

Uma delas é de unidade móvel avançada, utilizada em casos graves, e as outras duas são básicas, que podem ser utilizadas em diversos casos. A região conta, ainda, com dois veículos de reserva técnica e um de atendimento rural.

Além desses veículos, a coordenadora aguarda o envio de uma viatura de intervenção rápida, que está prevista para fevereiro.