Mais
    Início Cidades Moradores da região norte têm oferta de alfabetização no Cras

    Moradores da região norte têm oferta de alfabetização no Cras





    Os moradores não alfabetizados da região norte de Tatuí podem aprender a ler e escrever. O Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do bairro Jardim Gonzaga está com inscrições abertas para o curso de alfabetização de jovens e adultos até 31 de janeiro.

    Uma das principais ações do centro de referência são as organizações e articulações socioassistenciais, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência.

    A equipe atua com intuito de apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, “atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de lazer, cultura, entre outros”.

    Para suprir o atendimento de famílias que necessitam da assistência do Cras e não possuem alfabetização, foi realizada uma parceria com o Sindicato Rural, que disponibilizará material aos alunos, professor e lanches para o curso.

    “Acompanhamos mensalmente várias famílias da região norte da cidade, e a procura pela alfabetização foi bem requisitada nos últimos meses. Com isso, idealizamos o curso, dando oportunidade de ler a escrever aos interessados”, explicou Débora Cristina Franco Nunes Rosa, coordenadora do Cras.

    O principal objetivo do curso é ensinar jovens e adultos que pararam de estudar entre a 1ª e a 4ª série. “A oportunidade é de levar conhecimento àqueles que perderam os estudos, e proporcionar o incentivo de continuar os estudos e adquirir qualidade de vida”, destacou Débora.

    Até a segunda-feira, 25, o Cras havia recebido 19 inscrições. Neste primeiro momento, os candidatos passarão por pré-inscrição. Em março, será marcada reunião com alunos para discutir se ainda há interesse em cursar a alfabetização e, também, para se explicar como funcionará o sistema de aprendizado.

    “Pretendemos alcançar mais pessoas para a alfabetização, pois o curso é compatível com a 1ª à 4ª série do ensino fundamental. Ou seja, os alunos que pararam neste período estão com a oportunidade de reaprender novamente”, apontou a assistente social do Cras, Vandineide Magalhães Lopes de Oliveira.

    Adultos ou jovens acima de 15 anos que tiverem interesse em retomar os estudos devem realizar o cadastro no Cras, situado na rua João Saulo dos Reis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, portando RG e CPF originais e um comprovante de endereço (água ou luz).

    Também é necessário residir nos bairros próximos à região norte: vila Angélica, Jardim Gonzaga, Jardim de Tatuí, Portal de Tatuí, Jardim Aeroporto, Nova Esperança, Residencial Eco Parque, bairro dos Fragas, Guardinha, Caaguaçu, Rio das Pedras, Lagoa Vermelha e Guarapó.