Seguem abertas, até o dia 12 de fevereiro, as inscrições para o curso de turismo rural voltada para produtores rurais e familiares, com idade superior a 18 anos. As aulas serão gratuitas.
O curso é fruto de parceria entre a Prefeitura de Tatuí – por meio do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico -, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural Patronal.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo da capacitação é “ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com recursos encontrados no meio, com segurança, respeitando-se as questões ambientais, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família”.
As inscrições devem ser feitas no Sindicato Rural, localizado na rua 11 de Agosto, 1.375, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. São 25 vagas disponíveis.
O curso conta com dez módulos, sendo um tema por mês. O módulo de abertura é intitulado “oportunidades de empreendimentos”, seguido pelos temas “legislação e turismo rural” e “roteiro de inventário turístico”, totalizando 32 horas.
Na sequência, o curso abordará “identidade e cultura”, “gestão de empreendimentos”, “atrativos turísticos no meio rural”, “pontos de venda de produtos”, “meios de hospedagem”, “meios de alimentação”, “atendendo e encantando o cliente” e “resgate gastronômico”, todos com 24 horas cada.
Fechando o conteúdo, o módulo dez, intitulado “consolidação do programa”, terá 16 horas de capacitação. A carga horária total é de 240 horas.
O diretor da Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, destaca que “o meio rural pode ser aproveitado para o turismo e gerar muito lucro aos envolvidos”.
“Não apenas as propriedades, mas também para os produtos do campo, como, por exemplo, o comércio de bebidas e alimentos in natura, cereais, peixes, frutas, legumes, verduras, doces caseiros, atividades de ecoturismo e, ainda, esporte de aventura”, apontou ele.
Outro curso que tem inscrições abertas é o “Programa Olericultura Orgânica” (horta orgânica). A formação de turma será feita até o dia 15 de fevereiro.
Promovido pelo Senar e pelo Sindicato Rural, o projeto é voltado a produtores, trabalhadores rurais e interessados, com, no mínimo, 18 anos.
Essa capacitação tem como objetivo qualificar profissionalmente pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de olerícolas em sistema orgânico, visando à obtenção de “produtos saudáveis, competitivos no mercado e com menor agressão ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais”.
O projeto, assim como o curso de turismo rural, possui dez módulos. Com 16 horas cada, ele abordará: “preparo do solo”, “compostagem”, “produção de mudas”, “plantio”, “tratos culturais”, “pragas e doenças” e “colheita e beneficiamento”.
Fecham o programa os módulos: “custos de produção” e “comercialização”, com oito horas cada.
Além da abertura de inscrições, o Sindicato Rural divulgou a programação de cursos até outubro deste ano. Ainda em fevereiro, mais dois estão programados.
O primeiro deles abordará noções como cuidado de solo, produção de mudas, plantio e colheita de uvas. O outro curso será voltado a eletricistas, com o tema “instalações elétricas em baixa tensão”. As inscrições para essas capacitações também estão abertas.
Segundo o calendário divulgado, estão previstos mais 27 cursos para 2016, todos com inscrições abertas. Ainda de acordo com o sindicato, existe a possibilidade da inclusão de cursos extras ao longo do ano.
Entre as capacitações, estão “artesanato em bambu”, “operação e manutenção de motossera”, “motivação de equipe”, “qualidade do leite” e “hidráulica”.
Mais informações sobre os cursos promovidos pelo Sindicato Rural podem ser obtidas pelo telefone 3251-4320.