O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está com vagas de emprego disponíveis para pessoas de ambos os sexos.
Para candidatos com experiência, estão disponíveis uma vaga para cada uma das funções: alinhador e balanceador, auxiliar de limpeza, auxiliar de almoxarifado, costureira, serralheiro, operador de colhedora de cana, estoquista, inspetor de qualidade, programador de máquinas industriais e motorista de caminhão.
Sem necessidade de experiência, está em aberto uma vaga para operador de telemarketing.
Outras quatro vagas pedem requisitos específicos para o emprego: auxiliar de laboratório, que necessita estar cursando técnico em agrícola; bibliotecário, com formação em biblioteconomia; psicóloga, com experiência em deficiência intelectual e autismo; e serralheiro, experiente na função e conhecimento em portão automatizado. Todas as funções têm uma vaga cada.
As ofertas, de acordo com o coordenador do PAT, Levi Pinto Soares, são para maiores de 18 anos, e as determinações em relação ao nível de escolaridade e experiência dependem da área de atuação e da empresa contratante.
A lista de ocupações pode ser acessada no site da Prefeitura (www.tatui.sp.gov.br). Para encontrá-la, o trabalhador deve procurar o menu serviços e clicar na opção “PAT”.
O PAT também oferece o serviço de intermediação de mão de obra. Ou seja, atua no contato entre as empresas e as pessoas que procuram por colocação profissional.
As empresas utilizam os postos em busca de candidatos às vagas disponíveis. Assim, o empregador define quantas vagas dispõe e que tipo de trabalhador necessita.
O Posto de Atendimento verifica, automaticamente, os dois lados, do empregador e do trabalhador. O sistema identifica o perfil adequado para cada vaga, e o trabalhador que preencher os requisitos é encaminhado à empresa para que se submeta aos testes de seleção, acompanhado de carta de apresentação.
Para empresas parceiras que não dispõem de local para entrevista com grupos de candidatos, o posto deixa uma sala na sede à disposição, além de atuar na emissão de carteiras de trabalho.
Os trabalhadores que estejam em busca do primeiro emprego, ou procurando recolocação, também pode procurar o serviço no município. O cadastro do profissional é realizado de acordo com a formação e, em alguns casos, com a experiência anterior.
Para o cadastro, o trabalhador deve se encaminhar ao Posto de Atendimento, levando cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e carteira profissional.
Para quem já trabalhou registrado, é obrigatório apresentar o número do Programa Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), anexo à carteira profissional.
O cadastro é realizado na sede do PAT, localizado na rua Adauto Pereira, 352, na vila Minghini. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O posto ainda dispõe de e-mail para contato (pat@tatui.sp.gov.br).
As empresas que queiram anunciar vagas pelo podem dirigir-se à sede do PAT, ou entrar em contato pelo telefone 3251-4766. Após a ligação, a empresa recebe o formulário de cadastro de vaga. Para ambos os casos, é obrigatória a apresentação do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Conforme informado pelo serviço, as vagas estão “condicionadas” ao fluxo de pessoas que procuram o PAT. De acordo com o preenchimento, o posto destaca, na página virtual, que haverá alterações e que elas podem acontecer a qualquer momento.
O PAT é um posto de prestação de serviços do sistema público de emprego do Estado de São Paulo, que oferece serviços gratuitos de captação de vagas, além de informações para programas de qualificação profissional. Os serviços são oferecidos em parceria com os governos federal, estadual e municipais.
Segundo o Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica, de janeiro a dezembro de 2015, o PAT somou 5.100 trabalhadores inscritos, resultando em 4.335 encaminhamentos, 926 vagas captadas, 238 colocações e 954 pedidos de seguro-desemprego.