O escritor Jorge Facury lança neste domingo, 13, às 19h, o livro “Rimando a Vida”, pela Crearte Editora, no Circo-Teatro Guaraciaba, em Sorocaba. A publicação tem 40 páginas e custa R$ 15. A venda será feita pelo próprio autor no circo, à rua da Penha, 673, no centro.
O livro é escrito em formato de rimas simples e dedica-se a contar a infância e a juventude do autor, que nasceu e foi criado em Tatuí. Fábulas com animais falantes – como insetos, morcegos e galos – e curiosidades recheiam a publicação. “São histórias curtas, de leitura rápida”, segundo o autor.
“Tem uma história sobre a minha infância em Tatuí, na época em que eu morava em frente ao ‘Campo do Camelo’, próximo à fábrica São Martinho. Vários circos e parques se instalaram no local, e tenho muitas lembranças dessa época no livro, inclusive, do palhaço Xicuta, que o pessoal da cidade adorava”, contou.
A ideia de escrever uma história em rimas surgiu das aulas de história que Facury ministra para alunos do ensino médio, na rede pública estadual.
“São algumas memórias de infância, algumas delas vivenciadas em Tatuí, a minha cidade”, disse o escritor, que deixou o município para morar em Sorocaba em 1983. “Só fui embora porque a minha mãe era telefonista da Telesp e foi transferida para Sorocaba em uma reestruturação da empresa”, lembrou.
O escritor demorou cerca de dois meses para redigir o livro. “Foi bem rápido escrever esse livro. Tenho facilidade com rimas. O meu último livro (‘O Carvalho’) demorou cerca de três anos”, conta Facury.
É o nono livro lançado por Facury, cinco deles foram publicados com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba. A tiragem da publicação é de mil unidades, sendo 300 delas encaminhadas à Prefeitura de Sorocaba, que as distribuirá entre bibliotecas e escolas do município.
De acordo com o escritor, parte da renda dos livros será revertida para ajudar um amigo – também escritor – que precisou fazer uma cirurgia emergencial de alto custo.
O grafiteiro Will Ferreira, que assina a arte da capa, estará no lançamento para contar como foi o processo de criação. No lançamento, como “bom tatuiano”, o escritor se cercará de declamadores e músicos, como Pedro Ferreira.
O evento será marcado pela homenagem aos “homens do mar do Brasil”, que comemoram o Dia do Marinheiro na mesma data. Na ocasião, será cantada a canção “Cisne Branco”, considerado o hino dos marinheiros.
O autor espera lançar o novo livro em Tatuí no início de 2016. Facury diz que já está estudando locais.
Com livro de rimas pronto, o professor de história pretende dedicar-se a uma biografia sobre o “profeta” Nadier Jorge da Mota, conhecido pelas experiências com Ovnis (objetos voadores não identificados).
“Ele tem uma história fascinante, contou várias experiências fantásticas com Ovnis. Ele deixou comigo algumas anotações quando morreu. Vou transformar tudo em um livro”, antecipou.