Por enquete, maioria aponta ter parente desempregado





A enquete virtual do jornal O Progresso apontou que, até a tarde desta sexta-feira, 30, a maioria dos internautas possui alguém em casa, com idade de trabalho, que está desempregado. O bissemanário levou “ao ar” o tema ao longo de uma semana.

Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicaram saldo negativo em cinco setores da economia local, relativos aos primeiros nove meses do ano.

A reportagem apontou, também, que a indústria de transformação, o comércio e a construção civil, nessa ordem, foram os setores que mais demitiram e apresentaram saldos negativos.

Em contrapartida, o ramo de serviços se mantém com saldo positivo na geração de emprego e é o setor que mais cresce no município.

Em função disso, o jornal propôs a questão: “Você tem alguém em idade de trabalho que está desempregado em sua casa?”. Conforme a enquete, 74% dos internautas apontaram a opção “sim”, enquanto a “não” obteve 26%.

A votação semanal acontece por meio de “O Progresso Digital” (oprogressodetatui.com.br), na seção “sua opinião”. No mesmo canal, o jornal propõe nova temática.

Para esta semana, o assunto são as dívidas de tributos municipais, que somam mais de R$ 130 milhões. Nesta semana, a Prefeitura lançou o Refis (Programa de Parcelamento de Débitos e Recuperação Fiscal).

Por ele, os contribuintes terão uma nova chance para ficar em dia com seus impostos e, ainda, terem abatimento de até 100% de juros e multas.

Considerando essa informação, o jornal pergunta: “Você possuí dívidas de impostos e taxas com a Prefeitura?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não” a partir da tarde deste sábado, 31. A enquete será encerrada na sexta-feira, 6, com resultado divulgado na edição de domingo, 8.