A Banda Sinfônica e a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí promovem quatro apresentações do espetáculo “Estórias de Tião”, nos dias 21 e 22, às 9h30 e 14h30, com entrada franca e possibilidade de reserva prévia para grupos e escolas.
Com direção geral de Dario Sotelo e direção cênica de Adriana Afonso, “Estórias de Tião” traz músicas de Edson Beltrami e é voltado ao público de todas as idades, em especial crianças a partir dos cinco anos.
No espetáculo, os grupos unem-se para falar sobre o folclore brasileiro de uma forma muito diferente.
Com texto e direção artística de Sotelo, o espetáculo conta com música original composta por Beltrami – músico reconhecido nacionalmente e que tem as raízes ligadas ao Conservatório de Tatuí.
A obra está dividida em sete movimentos, denominados conforme os personagens representados: Tião, Saci, Caipora, Lobisomem, Cuca, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio e Uirapuru.
“Estórias de Tião” é um dos espetáculos didáticos organizados anualmente pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Pioneira na instituição a realizar atividades dessa natureza, a Banda Sinfônica passou a desenvolver ações que estimulassem a criatividade, envolvessem crianças e adolescentes com a música clássica e oferecessem conhecimento musical no ano de 2007, quando poucas instituições no Estado de São Paulo organizavam concertos específicos para essas faixas etárias.
“A partir das apresentações, pretendemos apresentar os instrumentos que integram uma banda sinfônica, conectando-os a personagens folclóricos, e desenvolver e instigar a criatividade de crianças e adolescentes”, diz Sotelo.
O projeto que embasa as apresentações vem sendo desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. A ação envolve professores da rede municipal, que, por meio de palestras técnicas e orientação prévia, preparam-se para trabalhar o tema do concerto com os alunos em sala de aula.
“Esperamos, com ‘Estórias de Tião’, motivar o desenvolvimento da imaginação artística pelas crianças e estimular diferentes formas de expressá-la, além de concretizar uma parceria junto a professores e a municipalidade”, diz o maestro.
O espetáculo traz, no elenco, Hugo Muneratto (no papel do protagonista Tião), Adriana Afonso (Cuca), Wiliam Rocha (Saci), Rodrigo Cotrim (Lobo), Washington Domingues (Caipora), Karine Gonçalves (Uirapuru), Lucimara Portela (Mula), Beatriz Lopes (Mula) e Leonardo Novais (Negrinho do Pastoreio).
Com direção de Adriana Afonso e coordenação de Rogério Vianna, o espetáculo tem maquiagem de Dalila Ribeiro, cenografia de Jaime Pinheiro, figurinos de Carlos Agostinho (com peças de Maria José Silva), iluminação de Marcos Caresia e contrarregragem de Fernanda Mendes, Jeferson Rodrigues, Léo Camargo, Mateus Milani, Mira Ribeiro e Nicoli Costa.
Grupos e escolas podem efetuar reservas de ingressos pelo telefone (15) 3205-8435, ou email eventos@conservatoriodetatui.org.br.