Um total de 95 candidatos participará da décima edição do Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí, que acontece de terça, 20, a sexta, 23, em dois espaços diferentes da instituição.
Sob coordenação de Cristiane Bloes, o evento prestará homenagem ao compositor Edmundo Villani-Côrtes e acontecerá nas categorias “solo” e “duos pianísticos”. As provas e os concertos especiais serão abertos a qualquer interessado.
Na terça, entre 8h e 10h, haverá ensaio dos alunos inscritos no concurso, no Salão Villa-Lobos. Das 10h às 12h, o pianista Paulo Henrique Almeida ministra masterclass para candidatos do 17º e 18º semestres. Das 12h às 18h, haverá ensaio dos alunos inscritos.
Na quinta, 21, no Salão Villa-Lobos, acontecem as provas dos concorrentes do 1º e 2º semestres, 3º e 4º semestres e duos (quatro mãos), a partir das 9h.
Ainda na quarta, 21, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, haverá concerto de abertura do concurso, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de João Maurício Galindo e solos de Paulo Henrique Almeida, ex-aluno do Conservatório.
No programa, estão obras de G. Mahler e J. Brahms. Após o concerto, acontece divulgação dos resultados das disputas realizadas na data.
Na quinta, 22, também no Salão Villa-Lobos, a partir das 10h30, acontecem provas do 5º e 6º semestres, 7º e 8º semestres e 9º e 10º semestres.
Às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, haverá recital do pianista Fabio Luz, um dos brasileiros mais aclamados no exterior. Fabio – que foi aluno do Conservatório – apresentará recital com obras de Claude Debussy. Após o recital, acontece divulgação dos resultados das disputas.
Na sexta, 23, o Salão Villa-Lobos sedia, a partir das 10h, workshop com a professora Rosana Civile sobre a obra “Momentos para Piano Solo”, de Antonio Ribeiro. A partir das 14h, acontecem as últimas provas do concurso (11º e 12º semestres, 13º e 14º semestres e 15o e 16o semestres).
O encerramento do concurso será a partir das 20h30, no “Procópio Ferreira”, quando os vencedores apresentam-se em recital, com entrada franca.
Os concertos dos dias 21 e 23 terão ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada), na bilheteria do teatro.