A Vigilância Epidemiológica de Tatuí recebeu prêmio de reconhecimento à qualidade das ações de controle da tuberculose e aos índices adequados de cura da doença obtidos pelo município.
A premiação aconteceu durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2015, dia 24 de setembro, no auditório do Centro de Convenção Rebouças, em São Paulo.
Tatuí faz parte da Divisão Regional de Saúde – 16, da região de Sorocaba, junto com mais 33 municípios. Segundo informou em nota a assessoria de comunicação do município, apenas Tatuí e Itapetininga foram contemplados com o prêmio, que representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de saúde.
Em nota, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, disse que “o prêmio é um reconhecimento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica, ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município no controle da doença”.
Ainda segundo ela, “Tatuí conseguiu curar mais de 85% dos novos casos de tuberculose. Isso representa que temos uma equipe empenhada em cuidar da saúde de nossa população”, finalizou.
Também por meio da assessoria, a gestora municipal da Saúde, Sandra Santos, lembra, porém, que “a ocasião deve servir para lembrar a importância dessa doença, transmissível, que ainda persiste de maneira firme e continuada na sociedade brasileira”.
“A população deve estar atenta. Tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, pode ser sintoma de tuberculose”, alertou.
Em geral, a doença contagiosa, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch, também gera emagrecimento e perda de apetite. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação.
“A doença tem cura, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico. Se tiver tosse há mais de 15 dias, sendo fumante ou não, procure um Posto de Saúde e faça o exame gratuito. Nossa equipe provou, com esse prêmio, que está pronta e preparada para atender à população também nesses casos”, finalizou.