Desde a segunda-feira, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe inscrições para a prova de promoção do QAE (Quadro de Apoio Escolar). Conforme a assessoria do governo, os aprovados no exame podem garantir 20% de reajuste salarial, no caso dos agentes de serviços, e 35% para aqueles que atuam como agentes de organização e secretários.
O cadastro segue aberto até o próximo dia 28, sexta-feira da semana que vem. Ele deve ser feito no GDAE, sistema online da rede. A prova está prevista para até o final do ano.
O concurso é válido aos servidores titulares de cargo ou ocupantes de funções-atividades. É preciso ainda estar, no mínimo, há cinco anos enquadrado na faixa um.
Agentes de serviço e organização devem possuir, também, o certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente). Para os secretários, a exigência é o diploma de graduação em curso de nível superior.
No ano passado, mais de 5.000 funcionários foram promovidos. Os servidores do quadro de apoio escolar que participam da prova poderão ser promovidos para a faixa salarial imediatamente superior àquela em que se encontram.
O exame será dividido em duas etapas: parte objetiva (composto por cinco questões de múltipla escolha sobre formação específica por cargo) e parte dissertativa (cujo conteúdo inclui as atribuições previstas no artigo 4o da Lei Complementar no 1.144/2011). O edital completo foi publicado na edição de 11 de agosto do Diário Oficial do Estado.
Neste domingo, 23, profissionais do quadro do magistério participam da prova de avaliação do mérito da categoria. Para eles, a possibilidade de reajuste em caso de aprovação é de 10,5% em relação ao salário-base.