Cinema holandês ganha mostra com sessões grátis no Sesi local





Divulgação

‘Bardsongs’ integra programação trazida a Tatuí e que contempla filmes e curtas premiados e inéditos

 

Destaques como “Irmãs Gêmeas”, indicado ao Oscar 2004, e os filmes “Kauwboy” e “Shouf Shouf Habibi!”, entre os inéditos no Brasil, fazem parte da programação da nova edição do Cine Sesi (Serviço Social da Indústria) no Mundo. O projeto chega à unidade do serviço, em Tatuí, no dia 20 deste mês. As exibições são gratuitas e acontecem até o dia 8 de outubro.

Esta é a primeira vez que o Sesi de São Paulo exibe uma mostra dedicada exclusivamente à cinematografia holandesa. Com título “Olhar Holandês”, o projeto contempla oito filmes, sendo realizado em Tatuí e em mais 35 unidades do Sesi.

Outras duas cidades, Juquiá e Taquaritinga, compõem a agenda de exibições e inauguram a participação da Umac (Unidade Móvel de Artes e Cultura), criada pelo serviço. Juntos, os 38 municípios irão somar 304 sessões de seis longas metragens e duas seleções de curtas – adultos e infantojuvenis.

Como parte da programação, a mostra apresenta quatro filmes inéditos no Brasil. Um deles é “Kauwboy”, livre para todos os públicos e que utiliza diferentes técnicas visuais e belas imagens da Holanda para contar a história de um menino de 10 anos que vive uma relação familiar complicada.

Já “Shouf Shouf Habibi!” é uma comédia que tem como tema as diferenças culturais representadas pelo jovem holandês, de família marroquina, que quer ser estrela de Hollywood.

Outro destaque da mostra é o filme “Irmãs Gêmeas” (De Tweeling), indicado ao Oscar 2004, como melhor estrangeiro. Baseado no “bestseller” homônimo da holandesa Tessa de Loo, lido por mais de quatro milhões de pessoas na Holanda e na Alemanha, o longa-metragem trata do holocausto de maneira sensível, na trama de duas irmãs separadas à força ainda pequenas.

Na semana que antecede o Dia das Crianças, no dia 8 de outubro, será exibida uma seleção de oito curtas infantojuvenis que, com cerca de 1h30 de duração, devem encantar pelas técnicas alternativas de animação utilizadas.

Um deles é “Blik”, que trata do primeiro amor de um garoto. Produzido pela Escola de Artes de Utrecht, o filme não mostra os rostos, mas utiliza estilos de sombreamento e animação para expressar as emoções dos personagens.

A seleção de dez curtas adultos também irá compor a programação e será apresentada em uma sessão de 1h42. Entre eles, o filme “Variety” é uma animação que, com humor, trata da entrada na vida adulta e seus conflitos. Já a comédia “A Curious Conjunction of Coincidences” traz referências da história da Holanda.

Toda programação da mostra é fruto da parceria entre o Sesi e o Eye Film Institute Netherlands – o museu de cinema na Holanda –, o qual se dedica à preservação e difusão internacional do cinema neerlandês, e também conta com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos e da Dutch Culture.

Criado em 2013, o programa Cine Sesi no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para a cinematografia de diversos países. O projeto, realizado por meio de parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial.

A mostra “Olhar Holandês” é a sexta edição do projeto que já apresentou três mostras do cinema francês e duas edições do cinema alemão (denominados de França para todos; Cinema francês dos primórdios aos dias de hoje; Novos Clássicos do Cinema Francês; Alemanha Contemporânea I e II).

Mais filmes

Inédito no Brasil, “Bardsongs” tem como base três contos populares (do Rajastão, da África Ocidental e do Ladakh). Eles são narrados por meio de canções executadas por celebridades dessas regiões e interpretados por atores locais que conhecem essas histórias.

O foco está nas semelhanças entre três mundos totalmente diferentes: o de Sahir, cujo pai se recusa a emitir juízos sobre o seu destino; o de Bouba, aluno de uma escola corânica que tem de encontrar a maior parte de todo o conhecimento; e o de Sonam, que precisa vender sua dzo – um híbrido entre iaque e vaca – e parte em viagem para a cidade através dos Himalaias com sua filha.

O filme “Sopa de Sapo” (“Kikkerdril”) conta a história de Max, que vai dormir na casa da sua avó por uma noite, porque seu irmão mais velho, Jannus, passará por uma cirurgia para ter suas amígdalas removidas. Para que ele volte a falar, a condição é levar ovos de sapo ao hospital na visita após a operação.

Max foge e viaja para a natureza em busca dos ovos. Em seu caminho, encontra Jesse, uma menina da sua idade que quer se tornar enfermeira veterinária. Juntos, saltam de uma aventura para a outra. Encontram uma lagarta que anda engraçado, com um menino órfão que lhes ensina a ordenhar vacas leiteiras, uma garota que brinca com porcos e até ficam cara a cara com uma raposa e um cervo.

O enredo de “T.I.M. – A Máquina Incrível”, outro filme inédito no país, gira em torno de Tibor, um garoto de 9 anos, que tem apenas um amigo, seu robô doméstico desatualizado T.I.M.

Quando o pai do menino negocia o brinquedo por um modelo mais novo, Tibor consegue salvar seu companheiro robótico do desmantelamento e empreende uma jornada épica até a única pessoa que pode repará-lo, o mítico fabricante de androides Hector Sammler.

Nessa viagem em um mundo desconhecido, TIM lentamente se desfaz. É então que o menino se pergunta se eles nunca vão encontrar um especialista.

A mostra em Tatuí será aberta no dia 20, às 19h30, com a seleção de curtas adultos. Composta por dez vídeos, ela é carregada de humor negro, trazendo satirizando as relações de casais, o estresse do dia a dia e os desafios da vida adulta.

No material selecionado para exibição, os cineastas holandeses não poupam ninguém do olhar crítico: de um gafanhoto de brejo ao audioguia de um famoso museu, todos podem ser personagem dessas pequenas tragicomédias.

O filme “Kauwboy” terá exibição no próximo dia 27, às 15h. “Bardsongs” conta com sessão programada para as 19h30 do dia 3 de setembro. “T. I. M. – A Máquina Incrível” será apresentado às 15h do dia 10 do mês que vem.

Em setembro, as sessões seguem com: “Shouf Shouf Habibi!”, no dia 17, a partir das 19h30; “Sopa de Sapo”, 15h do dia 23; e “Irmãs Gêmeas”, 19h30 do dia 30.

O encerramento ficará com a seleção de curtas infantojuvenis, no dia 8 de outubro, às 15h. São oito curtas-metragens que tratam com leveza e humor de momentos da vida cotidiana.

Com um foco especial nas diversas técnicas de animação, a seleção traz histórias que ajudam a refletir sobre autoestima, primeiro amor, memória e velhice.

O Sesi de Tatuí está localizado na avenida Jornalista Júlio de Mesquita Filho, sem número, com capacidade para 30 lugares. Contatos podem ser feitos pelo telefone 3205-7946. Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início de cada sessão.