
Da redação
O programa “Globo Rural”, da TV Globo, no domingo passado, 28 de setembro, exibiu trechos do documentário “Teddy Vieira – Um Poeta da Música Brasileira” em reportagem dedicada à história e ao legado de Teddy Vieira, um dos grandes compositores da música caipira brasileira.
O documentário “Teddy Vieira – Um Poeta da Música Brasileira”, produzido e dirigido pelo cineasta José Ricci, contou também com a participação de Bob Vieira, músico e violeiro de Itapetininga, que é o narrador da produção.
A presença de Bob Vieira na reportagem nacional tem um significado especial para Itapetininga, conta Ricci. “Violeiro ligado à tradição da música de raiz, Bob representa uma geração de artistas de Itapetininga que mantém viva uma cultura diretamente relacionada ao universo musical de Teddy Vieira”, acentua o cineasta.
“Sua participação no Globo Rural cria, assim, uma ponte entre diferentes gerações: de um lado, o legado de Teddy Vieira, que levou suas composições para todo o Brasil; de outro, um músico itapetiningano contemporâneo que preserva a tradição da viola e ajuda a contar essa história”, argumenta Ricci.
No documentário, a voz de Bob Vieira conduz a narrativa sobre a vida e a obra do compositor. Na reportagem do Globo Rural, “sua presença amplia essa participação e coloca também um artista da cidade diante de um público nacional”.
“Para Itapetininga, a reportagem representa mais do que a divulgação de um personagem de sua história. Ela evidencia a importância do município na formação e preservação de uma parcela significativa da cultura caipira paulista e brasileira”, observa Ricci.
Teddy Vieira é autor de clássicos que atravessaram gerações, entre eles “O Menino da Porteira”, uma das composições mais conhecidas da música sertaneja de raiz.
O documentário produzido em Itapetininga procura justamente recuperar essa dimensão da obra do compositor por meio de pesquisa, depoimentos, fotografias, documentos, músicas e registros históricos.
Para o diretor José Ricci, a repercussão nacional “mostra a importância de a própria cidade preservar e contar sua história”.
“Ver o ‘Globo Rural’ utilizar imagens do nosso documentário e, ao mesmo tempo, dar espaço ao Bob Vieira é muito significativo. Não estamos falando apenas da memória de Teddy Vieira. Estamos mostrando que Itapetininga continua tendo artistas, músicos e produtores capazes de preservar e levar essa cultura para novas gerações. É a história da cidade sendo contada por pessoas da própria cidade”, pontua ele.
“A presença conjunta de Teddy Vieira, Bob Vieira e de uma produção audiovisual realizada em Itapetininga em um programa de alcance nacional reforça o potencial do município como território de memória, produção cultural e preservação da música caipira. Mais do que uma homenagem ao passado, a reportagem mostra que essa tradição permanece viva”, conclui o cineasta.








