O Progresso
Equipe de Tatuí levou veículos que serão usados em competição a partir deste sábado para praça central
Em passagem pela Praça da Matriz, na manhã de sábado, 25 de julho, Marcelo Aires se surpreendeu com uma exposição. “Nunca tinha visto um caminhão desses de perto”, confessou a O Progresso. A impressão dele diz respeito à ação realizada pela equipe Troller Racing/Território Motorsport antes de partir para a maior competição brasileira: a edição 2015 do “Rally dos Sertões”.
Surpreso com a presença de três veículos modelo Troller T4, todos da fabricante de utilitários do tipo fora de estrada, Aires parou para verificar os detalhes dos carros. “São muito interessantes e bem montados. Dá vontade de sentar no banco do motorista e sair dirigindo”, comentou. “Achei mais interessante a estrutura reforçada e os equipamentos internos”, adicionou.
Resultado de parceira entre a equipe tatuiana de rali e a Prefeitura, a exposição representou um evento especial para a Território Motorsport. “Pela primeira vez, nós apresentamos os veículos antes deles irem para o Rally dos Sertões”, enfatizou o piloto e veterano da competição, Edu Piano. A equipe despachou os veículos para Goiânia um dia depois da mostra, no domingo, 26.
Dois dos veículos expostos passaram por adaptações concluídas na sexta-feira, 24. Eles serão utilizados pelas duplas Piano e Solon Mendes e Rafael Cassol e Lélio Jr., que representarão Tatuí na competição que se inicia neste sábado, 1o.
“Esse é um dia muito especial para nossa equipe. É importante mostrarmos para a população o que nós desenvolvemos, porque, às vezes, as pessoas não sabem que fazemos esse tipo de trabalho, aqui mesmo, em Tatuí”, disse Piano.
Morador da cidade e piloto heptacampeão, Piano foi o único dos três integrantes da equipe tatuiana a participar da exposição. Por conta da proximidade da data da largada, os demais competidores não puderam estar presentes na iniciativa. Mendes é de Fortaleza, no Ceará, Cassol e Jr. são de Goiânia.
A equipe também não conseguiu levar à Matriz toda a infraestrutura, composta por quatro carros de apoio, um “motorhome” e um caminhão de apoio 6×6. Esse último, é considerado uma “oficina sobre quatro rodas” e usado para dar suporte aos veículos no trabalho de manutenção no período da noite.
Em 2015, a Território Motorsport percorrerá as etapas da competição com duas duplas. Piano explicou que a equipe precisou “enxugar” o quadro por conta do momento econômico do país. Nos anos anteriores, quatro duplas competiram.
Como compensação, a equipe espera manter o bom resultado, obtido em provas anteriores. Entre elas, a do Rali de Barretos (em primeiro lugar) e a disputa em Botucatu (vice-campeã). Os ajustes nos veículos são importantes para dar a eles mais competitividade e afiná-los com relação ao percurso.
O Troller T4 que será usado por Piano e Mendes no Sertões ainda não foi usado pela dupla. “Ele não andou, mas já vai estrear direto no Rally”, comentou.
A “primeira vez do veículo” se somará ao ingresso oficial de Piano e Mendes na categoria carros no Rally dos Sertões. A dupla premiadíssima competiu, até então, em caminhões, mas já disputou em carros na cidade de Barretos. Nessa prova, eles percorreram trecho com carro de Cassol e Jr., outro Troller T4.
O prólogo que define a ordem de largada para prova será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, neste sábado. Ele marca a 20o participação de Piano no Rally dos Sertões. Nesse ano, o evento será concluído, pela primeira vez, na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Para Piano, a transição da categoria caminhões para carros é mais tranquila. Por serem mais pesados, os primeiros veículos exigem mais preparo físico dos competidores. Os carros, por sua vez, são “mais leves e confortáveis”.
Em termos comparativos, um caminhão pesa, em média, de 4.000 a 7.500 quilos. Já os carros chegam a 2.000. “É meio que andar de bicicleta, andou uma vez, não se esquece. Eu estou bem tranquilo. Acho que este ano vai ser um ano bom para a equipe. Vamos ter um resultado bem legal com os carros”, disse.
Conhecer a prova também é um facilitador, na opinião de Piano, para se chegar ao lugar mais alto do pódio. O heptacampeão considera a experiência como fundamental, uma vez que nem sempre ter o melhor carro garante a vitória.
“Não precisa ter o melhor motor, mas o melhor acerto, preparo e estratégia”, disse. Piano acrescentou que há outro fator que contribui para resultados satisfatórios: a estratégia. “Já aconteceu várias vezes com nossa equipe nos caminhões. Quando fui campeão do Sertões em 2005, venci pela estratégia. Nós não tínhamos o melhor carro, naquela época”, argumentou.
Se para os pilotos, os anos de experiência trouxeram um “afinamento” na pilotagem, para a fabricante eles resultaram em melhorias. Piano comentou que as equipes sempre repassam para as montadoras as anotações a respeito de problemas.
“O Rally é o melhor campo de provas que existe. Não existe outro local em lugar nenhum que se compare a ele. Nós passamos os dados para as montadoras quando temos algum problema. As mantemos informadas e os engenheiros decidem se vão ou não colocar as informações em prática”, comentou.
Essa troca de informações é considerada importante, uma vez que problemas podem surgir mesmo com os testes de resistência pelos quais os veículos são submetidos. Em 2013, Piano relatou que o caminhão da equipe registrou problema em 5.000 quilômetros, depois de ser testado em 400 mil quilômetros.
No caso dos Trollers, melhorias são sentidas pelo piloto de modelo para modelo. O heptacampeão disse que pôde verificar, no Troller T4 deste ano, diferenças com relação ao veículo fabricado em 2014. “Eu até brinco que os engenheiros fazem rali escondido, de tanto que apresentam boas sacadas”, disse.
Em 2015, o veículo recebeu melhorias em suspensão e deve auxiliar os tripulantes a se manterem no pódio. Piano e Mendes são considerados favoritos da competição, mas enfrentarão um desafio e tanto. A dupla disputará contra outras dez e concorre na categoria mais competitiva da edição 2015 do Sertões. As demais categorias contam com até oito concorrentes.
“Nós estamos pensando em terminar a prova. Em fazer o nosso trabalho sem prejudicar ninguém. Vamos fazer um rali limpo e tranquilo”, declarou o piloto.
Além de mais um troféu pelo Sertões, Piano sonha “mais alto”. Ele quer disputar o Rali Paris-Dakar. Tanto que apresentou um projeto para a Troller para levar o veículo até a competição que tem visibilidade mundial. O heptacampeão considera que o Troller T4 pode ser referência na competição.
Entretanto, tem o “pé no chão”. Para ele, concluir a prova já seria uma conquista e tanto. “O objetivo é terminarmos dentro da categoria. Essa também é a nossa meta para o Rally dos Sertões, não ganharmos na geral”, disse.
Antes de serem utilizados pelos pilotos, os veículos da equipe passaram por adaptações e ajustes em Tatuí. Na unidade da Território Motorsport da cidade, os carros sofreram transformações. Basicamente, ganharam gaiola e amortecedor. Também tiveram reforço nos cintos e itens obrigatórios no regulamento.
Os acertos são mínimos, garantindo aos veículos status de originais e não de protótipos. “O Troller T4 é um carro que saiu da linha de montagem e só passou por acertos. Tudo é feito aqui, em Tatuí e dentro do regulamento”, concluiu Piano.