AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Curso de Violão clássico oferecido pela escola de música é o mais procurado pelos candidatos
Um total de 436 candidatos disputa vagas em 36 cursos de música clássica e popular no Conservatório de Tatuí. A primeira fase dos testes, comum a todos os inscritos, será realizada nesta segunda e terça-feira, dias 27 e 28, respectivamente.
Nesta primeira fase, os candidatos participam de teste auditivo, de caráter eliminatório. Ela é realizada como forma de verificar a capacidade de percepção musical do candidato sem exigir que ele tenha conhecimento teórico prévio.
O teste, que será realizado entre os dias 27 e 29 deste mês, será aplicado de acordo com a faixa etária do inscrito. Candidatos de 7 a 9 anos farão provas nesta segunda, às 8h30. Os candidatos de 10 a 12 anos, fazem teste na mesma segunda, às 10h30.
Na mesma data, porém às 14h30, participam de testes os candidatos de 13 a 15 anos de idade. E, ainda neste dia 27, às 16h30, será a vez dos candidatos de 16 a 17 anos. Todos os com mais de 18 anos de idade fazem testes nesta terça, 28.
Os candidatos foram divididos conforme ordem alfabética de seus primeiros nomes para a definição do horário dos testes: às 8h30 para candidatos com nomes de “A” a “H”; às 10h30 para candidatos com nomes de “I” a “R”; e às 14h30, para candidatos com nomes de “R” a “Z”.
Os testes serão realizados na Unidade II do Conservatório de Tatuí, à rua São Bento, 808. Todos os inscritos devem comparecer ao local munidos de documentos pessoais, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e caneta azul ou preta.
Os candidatos aprovados nesta primeira fase serão convocados para a segunda etapa do processo seletivo, que consiste em entrevista (para os que não têm conhecimento musical) ou teste prático.
Todos os aprovados iniciam as aulas já no segundo semestre deste ano. O processo seletivo oferece vagas em nove áreas diferentes, para candidatos com e sem conhecimento musical, de qualquer idade.
Na área de cordas sinfônicas, são oferecidas 10 vagas para violino, 10 para viola, 13 para violoncelo e 4 vagas para contrabaixo acústico.
Em sopros – madeiras, há quatro vagas para flauta transversal, cinco para clarinete e quatro para fagote.
Para a área de sopros – metais, foram abertas 8 vagas para trompa, 16 para trombone, 6 para tuba e 1 para trompete.
A área de percussão sinfônica oferece 15 vagas, enquanto que a área de piano clássico abriu 7 e a área de violão clássico, 35.
Na área de performance histórica, quatro cursos estão com inscrições abertas: cravo (uma vaga), violino/viola barroca (seis vagas), violoncelo barroco/viola da gamba (duas) e cordas dedilhadas históricas (uma vaga).
Na área de choro, há três vagas para violão, uma para cavaquinho, três para bandolim, uma para flauta transversal e uma para percussão.
A área de MPB & Jazz oferece vagas para baixo elétrico (duas), baixo acústico (duas), violão (duas), guitarra (duas), piano (duas), canto (duas), clarinete (duas), flauta transversal (duas), saxofone (quatro), trompete (cinco), trombone (duas), bateria (duas) e percussão (duas).
Concorrência
Todos os 436 inscritos que pagaram corretamente a taxa de inscrição e foram habilitados para o teste auditivo são brasileiros, vindos, em sua maioria, do Estado de São Paulo – sendo 83 residentes em Tatuí. Mas também foram recebidas inscrições dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina.
Dos 36 cursos oferecidos, os mais procurados são violão clássico (com 66 candidatos inscritos), piano clássico (com 43 inscritos) e guitarra (46 inscritos).
A concorrência (proporção de candidatos por número de vagas) é acirrada nos cursos da área de música popular. O curso de guitarra, que oferece duas vagas, tem proporção de 23 por vaga; o curso de canto popular tem concorrência de 21 por vaga (42 candidatos inscritos para 2 vagas).