Cinco equipes tatuianas lideram grupos da terceira edição da “Copa Craques do Futuro”. Ao todo, a disputa promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, tem times espalhados em 11 grupos. Eles reúnem atletas que se enfrentam por quatro categorias.
Em 2015, o torneio de futebol de campo começou em abril, com abertura no Estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo. A disputa tatuiana é composta por 54 equipes. As agremiações pertencem a dez cidades e somam 1.370 atletas. Eles competem pela sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.
Dados divulgados pela secretaria e atualizados após rodada do sábado da semana passada, dia 18, apontam que, na sub-11, a liderança do grupo único pertence ao Secet, de Pereiras. Contudo, a classificação listada pela organização não leva em consideração o número de partidas disputadas pelas equipes, mas os pontos.
Nesse sistema, o Secet aparece em primeiro por ter vencido todos os jogos dos quais participou, contabilizando 18 pontos e saldo de nove gols (marcou dez e sofreu apenas um). Na sequência, aparecem o Clube de Campo de Tatuí com 12 pontos, resultado de quatro vitórias e uma derrota. O time campestre marcou 15 tentos e sofreu dois, contabilizando 12 gols “pró”.
O Bom de Bola, também de Tatuí, aparece em terceiro lugar, com três vitórias em quatro jogos e total de nove pontos. As demais equipes que compõem o grupo são: a Clínica de Futebol Boituva, em quarto; Santa Cruz Futebol Clube, em quinto; CT (Centro de Treinamento) D-Rac, de Itapetininga, em sexto; Associação Atlética Santa Rita, em sétimo; Esporte Clube São Martinho, em oitavo; e Prefeitura de Torre de Pedra, na nona colocação.
Os boituvenses participaram de três jogos, até o momento, e perderam dois. Eles somam sete pontos e saldo de dois gols “pró”. Já a equipe do “Dragão da Colina” disputou seis partidas, venceu duas, empatou uma e perdeu três. O time marcou seis gols e sofreu 12, tendo saldo negativo de seis gols e sete pontos.
A equipe itapetiningana registrou dois compromissos pela categoria, vencendo apenas um. O time tem três pontos e saldo de um gol (marcou três e sofreu dois).
Já o Santa Rita completou seis jogos, vencendo apenas um e perdendo cinco. O time tem saldo negativo de quatro tentos (marcou seis e sofreu dez) e três pontos.
Com a mesma pontuação está o São Martinho. No entanto, a equipe do “Leão do Sul” tem um jogo a mais e saldo negativo também maior que o Santa Rita. O time marcou dois gols e sofreu 16, tendo saldo negativo de 14 tentos.
Na lanterna, a Prefeitura de Torre de Pedra não tem pontos. A equipe que representa a cidade convidada perdeu as três partidas as quais disputou e sofreu quatro gols.
A categoria sub-13 tem como líderes a Associação Atlética XI de Agosto (grupo “A”), a Clínica de Futebol Boituva (grupo “B”) e o Clube de Campo (no “C”).
Pelo “A”, ainda disputam o CT D-Rac, com seis pontos; a Prefeitura de Buri, com cinco; o São Martinho, que tem um ponto na competição; e a equipe “B” do Bom de Bola, que sofreu duas derrotas seguidas e não pontuou.
Os demais times classificados no grupo “B” são o Bom de Bola, com quatro pontos; o Santa Cruz, também com a mesma pontuação; e o Santa Rita, com zero. No grupo “C”, estão: o Secet de Pereiras, com quatro pontos, em segundo lugar; o Colégio Santa Maria, também com quatro, em terceiro; e o Setul, da cidade de Cerquilho, que perdeu os três jogos e não pontuou.
Os três líderes da sub-15 são o CT D-Rac Azul (grupo “A”), Clínica de Futebol Boituva (grupo “B”), Santa Cruz (no “C”) e Bom de Bola (no “D”). As demais equipes no primeiro grupo são o Setul, de Cerquilho, com três pontos, e a Prefeitura de Itapeva, com zero.
No “B”, estão com pontuações o Santa Rita (em segundo lugar, com seis pontos); o XI de Agosto (em terceiro, com um); e o São Martinho (em quarto, com um ponto). No “C”, apenas a Prefeitura de Buri não pontuou em três jogos. O grupo conta, ainda, com o CT D-Rac Amarelo, em segundo, com quatro pontos; e o Secet, de Pereiras, que soma três pontos em dois jogos.
Clube de Campo, Prefeitura de Boituva e União São Bento de Sorocaba completam a lista de equipes do grupo “D”. Elas ocupam, respectivamente, a segunda, terceira e quarta posições. O primeiro time tem seis pontos; os demais zero.
Pela sub-17, três equipes detêm o título momentâneo de líderes. São elas, a Prefeitura de Boituva (no grupo “A”), o Clube de Campo de Tatuí (no “B”) e a Prefeitura de Buri (no “C”).
O grupo “A” reúne, ainda, o União São Bento de Sorocaba, o Santa Rita, a Prefeitura de Itapeva e a Associação Atlética XI de Agosto, como segundo, terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente.
Participam do grupo “B”, as equipes do Bom de Bola (em segundo lugar, com seis pontos); Secet, de Pereiras (em terceiro, com três); e o Sesi (Serviço Social da Indústria – em quarto lugar, sem pontos). Esse último não venceu jogos.
O grupo “C” é composto, também, pelo Santa Cruz, Bom de Bola e São Martinho. As duas primeiras equipes somaram um ponto, cada; a terceira, não pontuou.