Conservatório abre total de 118 vagas em 36 cursos no semestre





O Conservatório de Tatuí segue com inscrições abertas para novos alunos desde o dia 6. Interessados em participar do processo seletivo para 188 vagas disponíveis em 36 cursos de música clássica e popular têm até o dia 17 deste mês. As inscrições são feitas online e é necessário efetuar pagamento de taxa no valor de R$ 50.

Todos os inscritos participarão de testes e entrevistas e, se aprovados, iniciam as aulas no segundo semestre deste ano. O processo seletivo oferece vagas em nove áreas, para candidatos com e sem conhecimento musical, de qualquer idade.

Na área de cordas sinfônicas, são oferecidas 10 vagas para violino, 10 vagas para viola, 13 vagas para violoncelo e 4 vagas para contrabaixo acústico.

Em sopros – madeiras, há quatro vagas para flauta transversal, cinco para clarinete e quatro para fagote.

Para a área de sopros – metais, foram abertas 8 vagas para trompa, 16 para trombone, 6 para tuba e 1 para trompete.

A área de percussão sinfônica oferece 15 vagas, enquanto que a área de piano clássico abriu 7 e a área de violão clássico, 35.

Na área de performance histórica, quatro cursos estão com inscrições abertas: cravo (uma vaga), violino/viola barroca (seis vagas), violoncelo barroco/viola da gamba (duas vagas) e cordas dedilhadas históricas (uma vaga).

Na área de choro, há três vagas para violão, uma para cavaquinho, três para bandolim, uma para flauta transversal e uma para percussão.

A área de MPB & Jazz oferece duas vagas para cada um dos seguintes cursos: baixo elétrico, baixo acústico, violão, guitarra, piano, canto, clarinete, flauta transversal, trombone, bateria e percussão. Em saxofone são duas vagas e, em trompete, cinco.

Para participar do processo seletivo, é preciso acessar o endereço conservatoriodetatui.org.br/vagas até as 18h do dia 17. Além de preencher completa e corretamente a ficha de inscrição, os candidatos devem efetuar o pagamento de taxa, via boleto bancário. O documento é impresso pelo candidato após o término do preenchimento da ficha de inscrição.

Também é possível fazer a inscrição pessoalmente na secretaria pedagógica da instituição, à rua São Bento, 808.

Todos os inscritos passarão por testes, em duas fases. A primeira, considerada eliminatória, é comum a todos os candidatos, ou seja, para aqueles com e sem conhecimento. Esta etapa consiste de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical.

O teste, que será realizado entre os dias 27 e 29 deste mês, será aplicado de acordo com a faixa etária: de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos, de 13 a 15 anos, 16 a 17 anos e 18 anos em diante.

Os resultados dos testes auditivos serão divulgados a partir do dia 31 e quem for aprovado nesta primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical, conforme previsto no regulamento) e uma avaliação de performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista.

O Conservatório de Tatuí, fundado há 60 anos, é uma das mais importantes instituições de arte do país. Atualmente, conta com 2.300 alunos e 51 cursos diferentes.

Os processos seletivos para ingresso ocorrem nos meses de julho e dezembro/janeiro. A instituição é administrada pela organização social Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

Idade e conhecimento

A participação no processo seletivo é aberta a qualquer interessado, desde que dentro dos critérios de idade mínima e conhecimento musical. Para os que já têm conhecimento musical, é necessário apresentar repertório indicado e variável conforme a idade do candidato. Não há limite máximo de idade.

O repertório pode ser conferido no regulamento de inscrição, acessível em conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Para o curso de piano, a idade mínima exigida é de 7 anos, sendo que candidatos sem conhecimento musical são aceitos até a idade de 10 anos.

Para os cursos da área de performance histórica, são aceitos candidatos apenas com conhecimento musical.

Para o curso de cravo, a idade mínima é de 9 anos; para os de violino/viola barroca, 16 anos; violoncelo barroco/viola da gamba, 16 anos; cordas dedilhadas históricas (16 anos).

O curso de flauta transversal recebe candidatos com idades a partir dos 9 anos (e sem conhecimento musical até os 12 anos); fagote, a partir dos 9 anos e sem limite de idade para candidatos sem conhecimento musical; e o de clarinete, 9 anos (e sem conhecimento musical até os 13 anos).

Em trompa, são recebidos alunos a partir 9 anos e sem limite de idade para candidatos sem conhecimento musical; trombone, 9 anos (e sem conhecimento musical até os 12 anos); tuba, 9 anos (e sem conhecimento musical até os 13 anos); trompete, 9 anos e apenas para candidatos com conhecimento musical.

Para os cursos de violino, viola e violoncelo, a idade mínima é de 7 anos e são aceitos candidatos sem conhecimento musical até os 11 anos de idade. Para contrabaixo, a idade mínima é de 10 anos, sendo que candidatos sem nenhum conhecimento são aceitos até os 11 anos de idade.

Para percussão sinfônica, a idade mínima é de 12 anos e candidatos sem conhecimento musical pode se inscrever até os 15 anos de idade.

Em violão clássico, candidatos sem conhecimento musical são aceitos a partir dos 7 até os 13 anos.

Para os cursos da área de choro (violão, cavaquinho, bandolim, flauta e percussão), são aceitos apenas candidatos com conhecimento musical prévio. A idade mínima para cavaquinho e bandolim é de 9 anos; para flauta, 12; e para violão e percussão, 14.

Todos os cursos da área de MPB&Jazz exigem conhecimento musical prévio e idade mínima de 14 anos (com exceção de canto, cuja idade mínima é de 18 anos).