AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Grupo apresentará obras a partir das 20h30 no teatro Procópio Ferreira
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí utiliza objetos inusitados em sua próxima apresentação, agendada para esta quarta-feira, 29. O concerto será a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).
Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, o grupo utilizará materiais de escritório, como papel sulfite, grampeadores, clips, computador, cadeiras e arquivos, para apresentar as obras “A 4 – Manipulação de Papel e Voz”, de Antônio Nunes, e “Office Max”, de Chris Crockarell. Ambas serão apresentadas pela primeira vez em Tatuí.
Também integram o repertório do concerto obras de Ronald Lo Presti (“Prelúdio e Dança”), que utiliza apenas os barrafones (marimba, vibrafone, xilo, bells e campanas), e obra de Edson Zampronha para cinco percussionistas que utiliza latas, cowbells, gongos, tumbadoras, templeblock’s e bongôs.
“Renan Dias Bueno fará o solo de marimba da peça ‘Time Traveler’, de William L. Cahn, cujo caráter é ritmo africano com participação de mais quatro percussionistas”, destacou em nota à imprensa o coordenador Luis Marcos Caldana.
Ainda no mesmo concerto será apresentada obra de Ramon Meyer, “Toccata sem Instrumentos”, que se utiliza da percussão corporal. A apresentação será finalizada com a obra “Cuba”, de Paulo Flores, composição que integra CD do grupo.
“Será um concerto, como de costume, bem eclético, misturando compositores nacionais e internacionais, bem como instrumentação supervariada”, destacou Caldana.
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no país. Criado em 1975, ele tem como objetivos oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Com isso, os instrumentistas podem obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo.