A 3ª edição da “Copa Craques do Futuro” é considerada um sucesso antes mesmo de começar. Neste ano, o evento desportivo promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, reúne 54 equipes.
As agremiações pertencem a dez cidades e contabilizam a inscrição de 1.370 atletas. Parte deles acompanhou, na noite de sexta-feira, 17, a abertura do evento. A solenidade oficial teve início às 19h, com entrada liberada ao público, no Estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo.
Em seguida ao evento, a pasta de Esporte promoveu os dois primeiros jogos. Na ocasião, entraram em campo o São Martinho e o Santa Cruz, pela sub-11. Pela sub-13, o confronto reuniu o Clube de Campo e o Setul, de Cerquilho.
Até o fechamento desta edição (sexta-feira, 24, às 17h), a organização não havia divulgado o resultado das partidas. O mesmo aconteceu com a tabela da primeira fase.
O evento é disputado também nas categorias sub-15 e sub-17. A sub-11 envolve jogadores nascidos entre 2004 e 2006; a sub-13, é voltada para atletas nascidos em 2002 e 2003; a sub-15, para nascidos em 2000 e 2001; e, a sub-17, a nascidos em 1998 e 1999.
A finalidade do evento é promover intercâmbio esportivo e social entre os adeptos do futebol. Como nas edições anteriores, as partidas devem acontecer somente em campos municipais.
Nesta edição, o evento premiará os campeões e vice-campeões de cada categoria. Também receberão premiações o “melhor goleiro” e o “artilheiro”.
O congresso técnico da competição aconteceu no dia 31 de março às 19h e aconteceu na sede da pasta de Esporte. O endereço é a rua Santa Cruz, 1.210, no Alto da Santa Cruz.
Conforme divulgado pela organização, a 3a edição será realizada, praticamente, em duas etapas. A primeira é a fase pré-classificatória, na qual as equipes inscritas jogarão entre si, dentro de cada grupo a ser definido.
Na outra etapa, as equipes com “melhor campanha” formação a série “ouro”. As demais participantes disputarão a “prata”. Cada série será composta de três fases, com os times passando pela classificação, semifinal e final.
No ano passado, a competição contou com a participação de 37 times de cinco municípios. Além de equipes da cidade-sede, disputaram o torneio times de Itapetininga, Pereiras, Sorocaba e Torre de Pedra. Ao longo dos jogos, elas foram divididas em séries, seguindo critérios de aproveitamento técnico.
Em balanço divulgado no final de 2014, a organização contabilizou quase 130 jogos no decorrer da competição, com mais de 350 tentos marcados pelas equipes.