
Da redação
O Conservatório de Tatuí anunciou sua agenda de fevereiro, que dá início à temporada 2026 de eventos. Em destaque na programação, uma aula magna com a participação de Letícia Sabatella e Paulo Braga.
O evento será realizado no dia 23, a partir das 19h, e faz parte da Semana de Recepção de Artes Cênicas. O mês trará, ainda, recitais de formatura de estudantes e a sessão de estreia do projeto “Cine Bibi”.
A “semana” acontece entre os dias 23 e 28, com inúmeros eventos voltados a estudantes da área de teatro. Na segunda-feira, às 19h, sobem ao palco do “Procópio Ferreira” os dois artistas consagrados para o concerto especial: a atriz Letícia Sabatella e o pianista Paulo Braga, apresentando “Voz e Piano”, um “recital intimista e poético que passeia entre clássicos da MPB, jazz e composições autorais”.
A parceria entre Letícia e Braga nasceu com o projeto “Caravana Tonteria”, lançado em 2015, que misturava música e intervenções teatrais.
Ao final do espetáculo, a partir das 20h45, os convidados promovem uma masterclass sobre arte, música e a vivência para além do palco, “encarando os desafios e encantos de viver de arte”. Os dois eventos são abertos ao público, com classificação indicativa livre e entrada gratuita.
Dando sequência às atividades, ao longo da semana, estudantes poderão assistir a diversos espetáculos realizados pelas turmas da área de artes cênicas, ao lançamento da quinta edição da “BULI – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, além de vivências voltadas ao acolhimento e integração do corpo discente e seus familiares. Todos os eventos têm entrada gratuita e as classificações indicativas variam.
Na sexta-feira, 27, às 19h, a ópera popular “Auto do Guriatã”, espetáculo idealizado e dirigido por Renata Amaral, integra a programação da Semana de Recepção de Artes Cênicas.
O projeto musical, que faz parte da circulação PNAB, é uma celebração da cultura popular brasileira e conta a história do boi preferido de uma fazendeira que é roubado pelo Pai Francisco, pois sua esposa Catirina, que está grávida, deseja comer a língua desse boi dançarino
Com forte inspiração no “Auto do Bumba Meu Boi Maranhense”, a encenação se baseia nas composições de Mestre Humberto de Maracanã, que intercala música, encenação e dança. O musical será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”, com classificação indicativa livre e entrada gratuita.
Para os eventos realizados no teatro, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Já para apresentações em outros espaços culturais do Conservatório de Tatuí, não é necessária a retirada de ingressos.
Recitais de formatura
Ao longo do mês, estudantes do CDMCC, dos setores de música erudita e MPB/jazz, apresentam seus recitais de formatura. Todos os eventos têm entrada gratuita, classificação indicativa livre e são realizados no Salão “Villa-Lobos”. Não há necessidade de retirada prévia de ingressos.
Dia 21, Danilo Soares e Fabrício Gonçalves da Cruz apresentam seus recitais às 16h30 e 19h30, respectivamente. Soares realiza seu recital de formatura em guitarra MPB/jazz.
Sob a coordenação de Jotagê Alves e orientado por Joseval Paes, o estudante levará para o concerto a participação da banda Zuco, de Campinas.
O paulistano Cruz tem formação pela Faculdade de Artes de São Caetano do Sul e conclui em 2026 a trajetória musical no Conservatório de Tatuí.
Sob a orientação de Fábio Xavier e coordenação de Jotagê Alves, iniciou sua história na música ainda na infância, na qual teve contato com o cavaquinho e piano, mas foi no saxofone que encontrou sua linguagem musical. Durante seu recital, levará também o projeto “Brasil que o Brasil não conhece”.
Sob a coordenação de Jotagê Alves e orientação de Joseval Paes, o estudante Igor Ferreira apresenta no domingo, 22, às 16h30, seu recital de formatura em guitarra.
O músico, nascido no Rio de Janeiro, iniciou a trajetória musical em 2013 de forma autodidata e, desde 2018, dedica-se ao aprofundamento dos estudos no Conservatório de Tatuí. Para o evento, Igor preparou um repertório que mescla sua vivência na música brasileira e instrumental contemporânea.
Na mesma data, às 19h30, Arthur Carvalho Delourence realiza seu recital de conclusão do curso de trombone. Para a apresentação, selecionou obras clássicas do romantismo ao neoclassicismo e que “evidenciam o trombone como um instrumento solista de expressividade, lirismo e virtuoses”.
No dia 25, às 16h30, Gabriela Catai realiza sua formatura em canto popular, sob a orientação de Ana Malta e coordenação de Jotagê Alves.
O evento marca sua trajetória no Conservatório de Tatuí, com a escolha de MPB/jazz, além de canções autorais presentes em seu álbum de estreia, chamado “Retalhos do Interior”.
Dia 27, às 16h30, Jaquie Livino realiza seu recital de formatura em contrabaixo elétrico, no Salão “Villa-Lobos”, com a orientação de Felipe Brisola e coordenação de Jotagê Alves.
A estudante, que se destaca na cena tatuiana como musicista e produtora, preparou um repertório “emocionante para a coroar sua trajetória de dedicação no Conservatório de Tatuí”, conforme divulgado.
Ainda na sexta-feira, às 19h30, João Vitor Nascimento Sandoval sobe ao palco para apresentar sua formatura em canto popular.
O estudante iniciou a história com a música no Projeto Guri e ingressou no Conservatório de Tatuí em 2020 para aprofundar a formação técnica, artística e interpretativa.
Intitulado “Primavera Azul”, o recital reúne dez canções, sendo três composições autorais, “e marca o final de um ciclo e o início de uma nova etapa musical”.
A agenda cultural do Conservatório está disponível no site da instituição (https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/), com todos os detalhes e a programação completa. Mais informações: (15) 3205-8434.








