
Raul Vallerine
Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua autoestima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida.
Atire a primeira pedra quem não gosta de se sentir importante e cuidado! Sabe-se que o diálogo é fundamental para entender a forma como as crianças e os adolescentes estão se sentindo.
Faz toda a diferença perguntar como foi o dia na escola, com quem brincaram e como estão se sentindo naquele dia, por exemplo.
As crianças e os adolescentes também se sentem amadas e importantes quando são abraçadas e beijadas por seus afetos.
Aprenda a ouvir as crianças e os adolescentes e evite invalidar seus sentimentos. Ao invés disso, ajude-os a lidarem com a forma como estão se sentindo.
O importante é fazer as perguntas de maneira certa para que eles se sintam seguros para desabafar com você, isso fará com que eles entendam que aquele é um gesto genuíno da sua parte.
O tempo de qualidade também é muito importante para a construção da autoestima das crianças e dos adolescentes. Procure sempre um momento para dar atenção a eles.
Mostre-se interessado em participar dos programas que as crianças e os adolescentes gostam de fazer e não deixe de cultivar bons momentos com quem você ama.
Elogios e demonstrações de afeto são importantes para a autoestima das crianças e dos adolescentes.
Por isso, é fundamental sempre reforçar para seus afetos o quanto eles são importantes e o quanto você os ama.
Elogie não somente a aparência, mas também deixe-os saber o quanto você fica feliz quando eles fazem algo legal. Parabenize-os e valorize seus esforços.
Às vezes, as crianças e os adolescentes fazem comentários negativos sobre si mesmos. Nessas ocasiões, uma boa dica é conversar e buscar entender os motivos que os levam a se autodepreciar.
Uma atitude que pode parecer simples para você pode ser muito importante para uma criança ou um adolescente.
Podemos ajudar as crianças e os adolescentes a construírem autoestima e se manterem motivados e confiantes quando, por exemplo, reconhecemos seu empenho e elogiamos o potencial que esses indivíduos têm para fazer algo.
É importante que, desde cedo, comecemos a falar palavras de incentivo para as crianças e os adolescentes.
Frases como “você é forte”, “te aceito e te amo da forma que você é”, “tenho muito orgulho de você” ajudam não somente a fortalecer as relações interpessoais como também impactam diretamente na forma como elas se enxergam e se autorrotulam.
Lembre-se de que dificilmente as pessoas esquecem das coisas que são ditas para elas. Geralmente, atitudes consideradas simples para os adultos podem ser extremamente significantes para as crianças e os adolescentes.
Elogiando ações como organizar os brinquedos ou arrumar a cama fazem com que eles se sintam confiantes e capazes de fazer as coisas.
Quando a criança ou o adolescente se mostrar interessado em realizar alguma atividade, é fundamental que você apoie suas vontades.
Nada de falar frases como “você não vai conseguir fazer isso” ou dizer coisas que os desestimulem, hein? Sempre procure demonstrar incentivo e se mostre disponível para encontrar formas de realizar aquilo!
É muito importante que você ajude as crianças e os adolescentes a lidarem com suas próprias emoções.
Sabemos que lidar com sentimentos como frustração, tristeza e dor, nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, faz toda a diferença demonstrar que você se importa e que está ali para prestar apoio!
Validar os sentimentos da criança ou do adolescente, demonstrando que se importa com o que eles sentem, é uma atitude que só tende a fortalecer a relação entre vocês.
Além disso, essa também é uma ótima forma de você se aproximar e compreender de maneira eficaz os problemas pelos quais a pessoa está passando. Tendo ciência deles, fica mais fácil oferecer o melhor tipo de ajuda!




