AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório apresenta música alemã do século 19 nesta quarta
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência de Juliano de Arruda Campos, apresenta concerto especial na próxima quarta-feira, 15. A apresentação, que será às 20h30 no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, terá entrada franca.
O concerto, o primeiro ano do grupo pedagógico, integra a Semana de Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí, evento que visa avaliar a performance dos alunos da instituição. Nesta primeira apresentação, um dos destaques será a participação do trombonista Marcelo de Jesus Silva (o Marcelo Bam Bam) como solista.
“Ele dá continuidade à série Professores Solistas”, inicia o maestro Arruda Campos. “Além disso, outro destaque será o repertório: contaremos com música alemã do século 19 e, nele, os alunos se apresentarão sem regente, como era feito muitas vezes na época de Beethoven”, destaca o maestro.
No repertório do concerto estão dois movimentos da “5ª Sinfonia”, de L. von Beethoven, e o “Concertino para trombone e orquestra”, de Ferdinand David (este contará com solos do trombonista Marcelo Bambam).
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por 15 violinistas, três violistas, cinco violoncelistas, quatro contrabaixistas, três flautistas, três oboístas, quatro clarinetistas, dois fagotistas, cinco trompistas, três trompetistas, três trombonistas e um timpanista.
O solista Marcelo de Jesus Silva, conhecido no meio musical como Marcelo “Bambam”, formou-se no curso de trombone e no curso de aperfeiçoamento no Conservatório de Tatuí. Atua como solista em recitais, com bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas desde 1996, tendo trabalhado sob a regência de renomados maestros brasileiros e internacionais.
Ao longo da carreira, ele apresentou-se em importantes salas de concertos no Brasil e em outros países, como Peru, Espanha e Estados Unidos. Dentre as apresentações, destaca-se a realizada em 2009 no Avery Fisher Hall no Lincoln Center, em Nova Iorque, com o pianista David Brubeck, sob regência de João Carlos Martins.
Participou da gravação de 14 CDs e dois DVDs com grupos sinfônicos. Professor do curso de trombone do Conservatório de Tatuí desde 1996, ele idealizou e coordenou quatro edições do Encontro Internacional de Metais na mesma instituição.
Atualmente, é 1o trombone e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, 1o trombone e solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e realiza masterclasses, palestras, concertos e recitais em importantes salas de concertos do Brasil, além de ser trombone clinician da Yamaha Musical do Brasil.
Jazz Combo Jovem
Na mesma quarta-feira, dia 15, às 19h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), com entrada franca, apresenta-se a Jazz Combo Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores.
O grupo apresentará obras de Moacir Santos (“Coisa #2” e “April Child”), Paulo Flores (“Espírito da Coisa”), Pixinguinha (“Desprezado”), Breno Souza de Sá (“Sambarabia”) e de Rafael Bazzanella e André Segolin (“Baião”).
A Jazz Combo Jovem é formada por Breno Souza Sá e Lucia Seijas Garcia (flauta), Luiz Gustavo Reis Rodrigues (guitarra), Pablo André Marques (trompete), Samuel Berger (trombone), Lilian Cueto (piano), Alex Zanotelli (baixo), Caroline Leite (bateria), Jean Otoniel (percussão), Rafael Bazzanella (guitarra), André Segolin (voz) e Andrews Andrade (saxofone).