Mais
    Início Cidades Saúde de Tatuí realiza ‘Dia D’ contra febre amarela e sarampo

    Saúde de Tatuí realiza ‘Dia D’ contra febre amarela e sarampo

    Das 7h às 12h30 deste sábado, ação ocorre em polos estratégicos

    Ação acontece em sete polos (Foto: AC Prefeitura)
    Da redação

    Por meio da Secretaria de Saúde de Tatuí, a prefeitura realiza neste sábado, 7, o Dia D da Campanha de Intensificação das Vacinas contra o Sarampo e a Febre Amarela. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra doenças imunopreveníveis.

    A intensificação da vacinação acontece das 7h às 12h30, em polos estratégicos do município: CS1 (Postão), CDHU, vila Angélica, Rosa Garcia, Santa Rita de Cássia, vila Dr. Laurindo e vila Esperança. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão SUS e a carteira de vacinação.

    Manter a vacinação em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução do risco de surtos e epidemias. A imunização também protege pessoas que não podem receber vacinas, como indivíduos imunocomprometidos ou com contraindicações clínicas.

    Contra o sarampo

    A vacinação contra o sarampo integra o Calendário Nacional de Vacinação e segue recomendações. Para crianças, a primeira dose deve ser dada aos 12 meses de idade (tríplice viral – Sarampo, Caxumba e Rubéola) e a segunda, aos 15 meses (tetra viral – sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

    Para pessoas de 5 a 29 anos, são duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Quem comprovar duas doses da tríplice viral é considerado vacinado.

    Papara pessoas de 30 a 59 anos, é necessária uma dose da vacina. Quem comprovar uma dose da tríplice viral é considerado vacinado.

    Trabalhadores da Saúde devem receber duas doses da tríplice viral, conforme a situação vacinal encontrada, independentemente da idade.

    Os principais sintomas do sarampo incluem manchas vermelhas no corpo (exantema) e febre alta (acima de 38,5°C), acompanhadas de tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite) e coriza.

    Febre amarela

    Contra a febre amarela, devem ser vacinadas crianças com uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos cinco anos devem tomar uma dose de reforço. Pessoas de 5 a 59 anos que ainda não foram vacinadas devem receber dose única.

    Entre os sintomas da febre amarela, estão: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

    Dados recentes reforçam a importância da vacinação. No ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já em relação à febre amarela, em 2025, foram confirmados 57 casos no estado, com 34 óbitos.

    Para esclarecer as principais dúvidas da população, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, disponibiliza o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne respostas às perguntas mais frequentes sobre vacinação, efeitos colaterais, eficácia das vacinas e riscos da não imunização. O acesso pode ser feito pelo site www.vacina100duvidas.sp.gov.br.