Mais
    Início Cultura Museus de Tatuí são escolhidos para integrar ‘Pontos MIS’

    Museus de Tatuí são escolhidos para integrar ‘Pontos MIS’

    Museu da Imagem e do Som (Foto: AC Prefeitura)
    Da redação

    Museus de Tatuí estão entre os selecionados para integrarem, neste ano, o programa “Pontos MIS”, iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) que tem como objetivo fortalecer a difusão audiovisual e ampliar o acesso à cultura no interior do estado.

    Nos últimos anos, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” foi responsável pela execução do programa no município. Em 2026, ano em que Tatuí se prepara para celebrar seus 200 anos de fundação, o “Pontos MIS” será ampliado e fortalecido por meio do Complexo Cultural de Memória, que compreende o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”. O espaço é dedicado à preservação e à valorização da memória, da arte audiovisual e da identidade cultural tatuiana.

    A seleção ocorreu por meio de edital público, após inscrição realizada pela gestão municipal dos museus de Tatuí em dezembro de 2025, com o objetivo de “garantir a continuidade do programa Pontos MIS no território municipal, bem como ampliar sua descentralização e o acesso da população às ações culturais”.

    De acordo com o secretário-adjunto da Cultura, Rogério Vianna, “o Pontos MIS sempre foi fundamental para a programação do Museu Histórico ‘Paulo Setúbal’ e, ao integrar-se aos equipamentos de memória, amplia a função cultural do Complexo Cultural de Memória como polo de difusão cultural, conectando a história da cidade às linguagens audiovisuais do presente”.

    O programa Pontos MIS é voltado à formação e à difusão cultural, estabelecendo parcerias com municípios paulistas para a oferta de uma programação gratuita e diversificada, que inclui sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e ações formativas.

    Entre os principais eixos do programa, estão as exibições presenciais de filmes, a partir de um catálogo mensal disponibilizado pelo MIS-SP; a itinerância de exposições, que leva mostras do acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo a espaços culturais das cidades parceiras; e as ações de formação, com oficinas e palestras gratuitas nas áreas de cinema, fotografia, audiovisual e gestão cultural.

    O “Pontos MIS” também contempla a orientação e o desenvolvimento de curtas-metragens, com acompanhamento de projetos em diferentes etapas de produção, além da “Residência Pontos MIS”, que oferece uma imersão formativa no MIS de São Paulo para diretores selecionados do interior paulista.

    “A seleção dos museus de Tatuí para o programa ‘Pontos MIS’ em 2026 reforça o reconhecimento da estrutura cultural do município, do trabalho contínuo desenvolvido por seus equipamentos de memória e amplia as possibilidades de acesso da população a ações culturais e audiovisuais de alcance estadual”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.