Câmara Municipal de Tatuí recebe audiência alusiva ao ‘Dezembro Verde’

Data marca a campanha contra abandono de animais realizada nacionalmente

Durante audiência, animais são apresentados para adoção (foto: AC Câmara)
Da redação

Cerca de 50 pessoas estiveram na Câmara Municipal de Tatuí, dia 17, para acompanhar audiência pública alusiva ao “Dezembro Verde”, uma campanha contra o abandono de animais.

A realização ocorreu por meio da Comissão Permanente de Política, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Defesa Animal, presidida pela vereadora Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos) e formada também pelos vereadores Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD) e Alexandre de Jesus Bossolan (PL).

Gabriela presidiu o evento e, junto a ela, compuseram a mesa dos trabalhos a vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD), vice-presidente da Câmara; Fabiana Grechi, secretária da Saúde (representando o Executivo); Beatriz Garajau, diretora do Departamento de Bem-Estar Animal; Domingos Antônio Júnior (representando os protetores de animais); e Fernanda Nery, presidente da ONG Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) de Itapetininga. Os vereadores Elaine Leite de Camargo Miranda (PL) e Vade Manoel Ferreira (Republicanos) também participaram.

Na abertura da audiência, Gabriela declarou que o abandono de animais é “uma crueldade”. “Quem comete esse crime deve ser punido. A audiência pública é uma forma de nos mobilizarmos e conscientizarmos. E o mais importante é a gente mostrar a força do bem. Quando o bem se une, o mal é combatido”, disse.

Já Rosana parabenizou o trabalho realizado pelos protetores de animais. “Infelizmente, o abandono de animais ainda é uma realidade dolorosa em nossa sociedade, que reflete a crueldade e a falta de empatia. Todo animal merece respeito, cuidado e amor, pois sente dor, medo e depende de nós para sobreviver”, sustentou.

Fabiana explanou sobre ações realizadas no município relacionadas à causa animal e sobre a importância de atividades como a audiência pública. “Que a gente possa fazer mais eventos como esse, não só com os simpatizantes da causa, mas para todas as pessoas que não têm acesso à informação”, apontou.

“O abandono é um problema, mas há vários outros que também envolvem as questões da posse responsável, a negligência nos cuidados com a saúde do animal, deixar de vacinar, manter o animal preso ou sem abrigo, além de deixar de fazer o controle de animais, por exemplo”, explicou.

A palestrante apresentou o tema “Abandono de animais e posse responsável” e iniciou falando sobre os trabalhos voluntários realizados pela ONG Uipa, como fiscalizações e resgates. Entre os casos citados, relembrou o resgate do cachorro “Menino Bento”, que na época foi enterrado vivo pelo tutor, na divisa entre Tatuí e Itapetininga.

Fernanda Nery ainda lembrou sobre o problema envolvendo fogos de artifício com estouros e estampidos. “Enquanto não houver a proibição da venda, vamos ter que combater e tentar pelo menos amenizar. E não é somente por conta dos animais. A nossa luta nesse caso também é um cuidado com os autistas, idosos, pessoas com deficiência”, salientou.

Foram apresentados, no decorrer da audiência, três cães do Canil Municipal que estão disponíveis para adoção, além de uma exposição fotográfica com diversos animais também para adoção.

Ferreira homenageou, com um poema, os profissionais que trabalham nos pet shops e falou: “Eu estava começando a chorar, pois tenho um amor muito grande pelos animais, um carinho especial. A conscientização é de suma importância para que a gente possa mudar toda e qualquer situação”.

Elaine, em sua fala, parabenizou a campanha “Dezembro Verde”, argumentando sobre a importância de conscientização ao longo de todo o ano e lembrando a história da adoção da cachorra dela. “Ela veio de um canil, muito sofrida; já está comigo há quatro anos e transformou a minha vida e a vida da minha mãe”, comentou.

(foto: AC Câmara)