
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já divulgou a agenda turística e cultural 2026 de Tatuí durante a décima reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizada o dia 4, no Centro Cultural.
A solicitação da apresentação foi feita pelo próprio conselho, em conformidade com a lei municipal número 5.910/2024, que institui o Plano Municipal de Cultura. Participaram do encontro conselheiros, gestores e agentes públicos ligados às áreas de cultura e turismo.
A apresentação foi conduzida pelo secretário-adjunto da Cultura, Rogério Vianna, que, de acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, “reforçou a importância do planejamento integrado para o próximo ano – especialmente por se tratar do ano do bicentenário de Tatuí, período que fortalecerá ações de organização, acessibilidade, valorização da produção cultural local e fortalecimento das políticas públicas do setor”.
Durante a reunião, foi celebrada a conquista anunciada na quarta-feira, 3, quando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, por unanimidade, o ranqueamento das estâncias e municípios de interesse turístico.
Tatuí foi classificada como a quinta colocada entre todas as estâncias turísticas do estado e a primeira entre os MITos que ascenderam à categoria de estância. “Marco histórico que reforça o protagonismo da cidade no cenário cultural e turístico paulista”, comenta a assessoria.
O secretário-adjunto ainda apresentou os responsáveis pela estrutura organizacional da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e detalhou o funcionamento da agenda 2026, que reúne eventos tradicionais, festivais, editais, celebrações religiosas, atividades esportivas, ações formativas e programações especiais relacionadas ao bicentenário.
Aos conselheiros, foi informado que novas ações poderão ser incluídas até 10 de janeiro de 2026, e que a agenda será atualizada mensalmente conforme o envio das propostas até o dia 10 do mês anterior à realização.
“Ressaltou-se, também, que muitos editais municipais exigem que a ação conste previamente no calendário oficial, reforçando a necessidade de alinhamento com a secretaria”, informou a assessoria.
Segundo a pasta, “a agenda é uma ferramenta essencial para garantir transparência, permitir planejamento antecipado, evitar conflitos de datas e organizar a distribuição do suporte institucional”.
A agenda começa em janeiro, mês que marca o início das comemorações pelos 200 dias que antecedem o bicentenário da cidade. A programação inclui a Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, realizada mensalmente na Praça da Matriz, além do pré-Carnaval, que ocorre de 24 de janeiro a 13 de fevereiro.
Também estão previstos o lançamento de editais do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a abertura dos programas de formação do Senar, com aulas de viola caipira, acordeom e atividades do Coletivo Mourão da Porteira, além da divulgação dos editais da Política Nacional Aldir Blanc e o início do 19º Campeonato de Futebol com as categorias superveteraníssima e 60tão.
Em fevereiro, o pré-Carnaval se encerra no dia 13, seguido pelo Carnaval Folia, de 14 a 17. No dia 24, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” lança seus editais de literatura e artes visuais.
Já em março, mês dedicado às mulheres, acontece a 3ª Feira da Mulher Empreendedora, de 6 a 8, a exposição “Mulheres que Contam Histórias” e o Festival da Composição com o concurso “Jingle Tatuí 200 Anos”.
O mês também conta com o lançamento do edital da 12ª Feira do Doce, a abertura da temporada 2026 do Projeto Música na Praça, no dia 14, e a publicação dos editais municipais de cultura.
Abril terá a 19ª Paixão de Cristo, no dia 3, e a Caminhada da Fé, dia 4. De 13 a 17, ocorre a Semana da Literatura Infantil, dedicada a Monteiro Lobato, seguida pela Festa de São Jorge, dia 26, e pelo Festival Ruzzo & Friends, dia 11.
Também integra a programação a Pizza Apae – 50 Sabores da Solidariedade. Em maio, mês da literatura tatuiana, acontecem o 3º Encontro dos Escritores Tatuianos, dia 4, a Feira do Livro de Escritores Tatuianos, dia 9, a Semana Nacional de Museus, de 12 a 17, o Dia do Brincar, dia 23, e o Café Premiado da Solidariedade da Apae, dia 7.
O mês de junho reúne tradições com o Corpus Christi, “tapete”, no dia 3, e missa e procissão, no dia 4, além da Festa Junina de São João do Bemfica, de 12 a 14, e a Festa Junina do Lar Donato Flores, dia 27.
Em julho, Tatuí recebe a 12ª Feira do Doce e o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, de 8 a 12, além das Férias Inclusivas no Museu, de 21 a 24, o 31º Fetesp, de 18 a 21, e o Jubileu de Prata da Apae, dia 25.
Agosto é o mês do bicentenário de Tatuí e apresenta a 84ª Semana Paulo Setúbal, de 1º a 8, a Expo Tatuí (liga nacional e as comemorações oficiais do bicentenário), no dia 11, com celebração de Ação de Graças, desfile histórico e concerto e marco do bicentenário.
Já no dia 12, acontece a abertura da exposição “Tatuí na Visão do Artista – 200 Anos”, de Mingo Jacob. O mês também inclui parcerias com o Conservatório de Tatuí, o Classic Car Tatuí, o Música na Praça (dia 23), o 5º Torneio de Cururu e a nona etapa do Campeonato Paulista de Motocross.
Em setembro, mês dedicado ao turismo, acontece o 2º Pedal Rota da Música, feira de artesanato, cerimônia de hasteamento da bandeira, a 7ª Mostra de Dança (dias 11 e 12), a Primavera dos Museus (15 a 20), a 7ª Semana Municipal de Turismo (22 a 26), o Turismo Pedagógico (dia 23), o Encontro Municipal de Turismo (dia 24) e a Costela de Chão da Apae (dia 27).
Em outubro, acontece o 2º Festival Sabores de Tatuí, de 9 a 12, além do lançamento do livro literário “Jovem do Bicentenário”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Em novembro, mês da cultura nacional, tem o Leilão Beneficente da Apae, dia 8; a Semana da Consciência Negra, de 14 a 20; a Semana da Música “Yolanda Rigonelli”, de 16 a 22; a abertura do “Tatuí – Natal Encantado 2026”, dia 27; a Festa da Padroeira, de 28 de novembro a 8 de dezembro; e o lançamento do livro “Mestres de Banda”, de Marcelo Afonso.
A programação de dezembro inclui o Natal Encantado 2026 e a continuação da Festa da Padroeira, de 1º a 8. A Casa do Papai Noel funciona de 1º a 23, com apresentações do Ballet Municipal; o Bazar do Fundo Social, de 12 a 23; a Feira de Artesanato, de 12 a 24; e o Natal Musical, também de 12 a 23.
O mês se completa com o Rock Jubileu – Energia Solidária da Apae, dia 12; a 21ª Corrida Rural; o encerramento das oficinas municipais, no dia 18; e a participação de Tatuí nos Jogos Abertos do Interior.
Organizadores que desejarem incluir ações no calendário municipal devem enviar a proposta para agendaculturaltatui@gmail.com, para análise da Secretaria de Cultura e Turismo.









