
Da redação
O balanço das ações de segurança pública em Tatuí referente ao mês de novembro foi divulgado pela prefeitura nesta semana, o qual aponta “redução em indicadores relevantes, além de resultados positivos na atuação operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com as demais forças de segurança”.
No acumulado do ano, os registros de roubo em geral apresentaram queda. Entre janeiro e novembro, houve redução de 11% em comparação com o mesmo período de 2024.
No recorte específico do mês de novembro, a redução foi ainda mais expressiva. Os registros de roubo apresentaram queda de 80%, passando de oito ocorrências em novembro de 2024 para duas em novembro de 2025.
Os roubos de veículos também tiveram diminuição ao longo do ano, com redução de 55% quando comparados os dados de janeiro a novembro de 2025 com o mesmo período de 2024. Já os furtos de veículos seguiram a mesma tendência de queda no acumulado anual, com redução de 19%.
Com relação à recuperação de veículos, em novembro, dos 16 furtos registrados, 11 foram localizados e recuperados, com participação da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e dos próprios proprietários.
Quanto aos roubos de veículos, os dois casos registrados no mês tiveram desfecho positivo, com a recuperação de ambos.
Atendimentos
Ao longo do mês, a GCM atuou em diversas frentes, com destaque para o combate ao tráfico de entorpecentes, ações de patrulhamento preventivo, atendimento a ocorrências de violência contra a mulher, captura de procurados da Justiça e apreensões de entorpecentes.
No período, foram registradas 30 prisões e quatro apreensões de menores de 18 anos, além da apreensão de 0,576 quilo de entorpecentes. A GCM também teve participação nos flagrantes registrados no município.
“A prefeitura de Tatuí reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, investindo continuamente em ações integradas, planejamento estratégico e valorização das forças de segurança, com foco na prevenção, na redução da criminalidade e na promoção de uma cidade cada vez mais segura”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.







